Um dia depois da vitória.
Na sala da diretoria de Hogwarts, que já fora de Dumbledore, quando Harry já se preparava para se virar e se dirigir aos aposentos da torre da Grifinória, Hermione o paralisa segurando-o pelo ombro e o faz retornar quase rápido demais para ele manter o equilíbrio. Na verdade Harry quase rodopiou devido, talvez principalmente, ás tonturas e vertigens de exaustão que agora o acometia. Mas mal Harry repousa o olhar turvo novamente sobre a parede onde a fotografia de Dumbledore estava pendurada e percebe o motivo por que Hermione pasmava. Ali, bem ao lado de Dumbledore estava Severus Snape. Nenhum dos três amigos que agora fitavam o quadro com semblante de inexpressiva incompreensão conseguiu entender exatamente o que aquilo significava de imediato, foi preciso varias frações de segundos até que Hermione dissesse:
_mas é claro, todos os diretores de Hogwarts ganham um quadro nas paredes da diretoria depois de sua... morte... Harry... Snape está morto e ele foi diretor de Hogwarts.
Os dois olhavam de Snape para Harry estranhando o sorriso que se esboçava nos rostos de ambos. Claro que nem Rony, nem Hermione sabiam o que Harry vira na penseira, pois não havia tido nenhum tempo para explicações. Na verdade os rostos dos amigos multiplicavam consternação. Quando Harry notou esse fato houve alguns toques na porta. Todos na sala, inclusive os quadros se sobressaltaram enquanto aporta se abria lentamente e outros três estudantes adentravam o gabinete entre intimidados e receosos. Mas foram recebidos com aplausos iguais aos que foram conferidos ao primeiro trio de estudantes que haviam chegado.
_foi idéia do Neville, ele notou a ausência de vocês três e veio nos perguntar. Eu deduzi onde vocês estariam e ele propôs que viéssemos_ disse Gina temerosa de os estar interrompendo, e Luna com seu imberbe sorriso_ pelo menos estamos em menor numero do que os que ficaram no salão e com certeza fazemos bem menos barulho. Todos riram, mas Hermione e Rony já tinham retornado sua atenção para o quadro de Snape. Harry se desconcertou e tentou recomeçar a explicação sobre o que ocorrera e sobre as lembranças de Snape que Harry vira na penseira, mas o próprio Snape o interrompe dessa vez dizendo.
_que bom, os seis reunidos_ sua voz ainda mais grave e profunda do que quando em vida. Gina de um susto compreende tudo e exclama _Snape esta..._ mas a voz grave mais uma vez interrompe e diz seria menos desgastante para todos se você os levasse a um passeio na penseira. Aliás Harry, te aconselho a acrescentar as suas lembranças às outras que já estão lá._
Harry ainda sorrindo diz_ Snape, professor, como poderei me desculpar..._e o professor de dentro do quadro, com toda sua macilenta palidez, mas que apesar disso já não expressava aquele perene semblante funesto que ostentava em vida, apenas disse_ não se preocupe com isso, Potter, e ademais, haverá tempo pra isso depois. Precisa esclarecer seus amigos o mais rápido que puder e depois todos devem descansar_ Harry calou-se, resignou-se a obedecer o professor com flagrantes sinais de confiança e contentamento, o que intrigou ainda mais, é claro, os cinco amigos parados diante deles.
Harry tomou a penseira mais uma vez e a descansou diante deles, olhou inseguro para dumbledore e perguntou_ é possível tanta gente?_
Dumbledore sorriu e começou a dar instruções a Harry para que corresse tudo bem. Acrescentadas as ultimas lembranças de Harry ao recipiente de mármore, os seis mergulharam, um por um deixando Harry por último.
Passaram uma parte da manhã revisitando cada uma das lembranças que envolveram toda a trama, Rony e Hermione se surpreendendo a cada momento, Neville, luna e Gina ainda mais. Quando voltaram foram recebidos por outra erupção de aplausos que foram lentamente se silenciando. Dumbledore então os mandou para os dormitórios, e eles com gratidão obedeceram.
Dormiram ininterruptamente, e aos poucos todo o castelo se aquietou, todos foram adormecendo, alguns se dirigiram aos dormitórios mas muitos simplesmente apagavam mesmo onde estavam, nas salas comunais, no grande salão. Antes de o sol se por estavam todos,alunos professores, amigos e familiares, dormindo pesadamente, gozando de uma paz não presenciada há meio século, devido a incessantes rumores sobre você-sabe-quem, aliás, Lord Voldemort, nome que ninguém mais temia proferir.
Ao amanhecer do outro dia, todos despertaram com grande alvoroço. Todos os fantasmas da escola corriam pelos dormitórios, corredores e salas gritando._ a nossa nova diretora tem um pronunciamento a fazer no grande salão_ ate Pirraça cumpria esse papel comportadamente, também ele ardendo de curiosidade para saber o que iria ocorrer dali a alguns minutos, quando toda a escola estivesse reunida.
Quando Harry, Rony, Hermione, Neville e Gina se reuniram a Luna na porta do grande salão pararam estatelados por perceber a tamanha organização que se instaurara no recinto, guardadas as restrições que as condições físicas permitiam. Notaram também que a mesa da sonserina estava totalmente ocupada por seus alunos que regressaram não se sabe como nem quando. Enfim, estava realmente toda a escola reunida no salão parcialmente destruído, mas cada aluno estava devidamente enfileirado na mesa de suas respectivas casas. Na mesa central, todos os professores estavam também ali, Hagrid, McGonagal, Flitwick, trelawney, todos.
Por um instante Harry questionou quem seria a nova diretora, mas não houve tempo sequer para um comentário. McGonagal se ergueu de seu acento e começou a discursar:
_Bom Dia Hogwarts. Primeiramente gostaria de felicitar a todos nós pela grande vitória que engendramos ontem. Enfim nos vemos livres do mais terrível bruxo das trevas que o mundo já viu. Todos devem ter na consciência o seu devido valor nas batalhas, até em consideração por aqueles que tiveram igual importância na luta, mas que não puderam se salvar como nós. Muitos pesares vão habitar nossos corações por longo tempo devido a suas mortes. Mas apesar disso, um novo tempo se instaura agora diante de nós e precisamos , como a fênix, nos reerguer agora das cinzas. Árduo e vasto, porém feliz será o trabalho de reconstruir nossas vidas e nossas obras.
Sinto-me honrada pela nomeação de diretora de Hogwarts, obrigado Sr. Ministro Shaklebolt pela confiança. E como diretora de Hogwarts cabe a mim decisões iminentes, que serão tomadas agora com o consentimento de todos os presentes sobre o destino de nossa milenar escola de Magia e Bruxaria.
Falta pouco tempo para as Férias e também não há muito para um novo ano letivo, e temos graves problemas estruturais que precisam ser sanados urgentemente.
Primeiramente falaremos do nosso desfalcado corpo docente, com os cargos de estudo dos trouxas, defesa contra as artes das trevas e transfiguração vagos, posto que como diretora, não poderei mais ministrar aulas. Claro que no fim de um ano letivo conturbado como o que se seguiu, não conseguiremos designar ninguém aos cargos, mas estaremos abertos a candidatos. No quadro de diretores temos atualmente o professor Flitwick na corvinal, a professora Sprout na Lufa-lufa, o Professor Slughorn na sonserina, e temos uma lacuna na casa de Grifinoria, posto que eu já não mais poderei estar no posto, por isso tenho uma indicação a fazer: devido à extrema confiança que nosso antigo diretor Alvo Dumbledore tinha nesse professor, que nunca sob nenhuma circunstância foi frustrada, eu indico o Professor Rubeo Hagrid para diretor da Casa de Grifinória, e peço que todos que concordem, ergam as mãos em votação._ unanimemente, professores, alunos e todos os outros presentes no salão ergueram as mãos aos assovios._muito bem, obrigada. Mas agora que concluímos esse assunto há outros ainda mais urgentes e necessários. Todos podem testemunhar que as batalhas deixaram as estruturas de nossa escola em péssimas condições, e precisamos restaurá-lo antes do próximo ano letivo. Para que isso seja possível iremos precisar de toda ajuda possível de qualquer pessoa capaz de fazer magia. Ainda hoje mais cedo enviei uma coruja para um grande mestre de obras bruxas, o Sr. Brook Stonewall e aguardo resposta para que possamos começar a reforma o quanto antes.
Gostaria ainda de comunicar uma última resolução que tomei agora a pouco enquanto refletia sobre a qualidade do ensino ministrado por Hogwarts nesse ano. Todos deverão sabem que as provas de Noms e niems administradas esse ano serão invalidadas pelo ministério, devido às pressões sofridas por todos os alunos que as prestaram, e devido a não sustentável confiabilidade dos membros do ministério responsáveis por elas. Por isso elas serão transferidas para o próximo ano. Todos os alunos terão o direito de fazer uma prova que será aplicada no prazo de dez dias para testar seus conhecimentos e decidir se querem se rematricular no mesmo ano que cursaram neste período letivo. Aqueles alunos que por motivo ou outro se viram afastados da escola, que quiserem se matricular para concluir os estudos, também serão bem vindos. Isto dito sob a expectativa de que as reformas se concluam a tempo de receber os alunos no próximo ano.
Para finalizar só posso dizer que ainda há muita coisa por esclarecer sobre todos os fatos ocorridos, mas que haverá muito tempo para tais esclarecimentos, e agora vamos todos comer.
Comentários (0)
Não há comentários. Seja o primeiro!