SEXTO - A SALA DE ARITMÂNCIA
SEXTO - A SALA DE ARITMÂNCIA
- Segundo a Lei do Estado, de Diofante de Alexandria, a razão do ano, dia e hora de seu nascimento dividido pela razão do ano, dia e hora de hoje nos dá o resultado do seu ‘status quo‘. - eu entoava ao mesmo tempo em que fazia aparecer no quadro a formula do cálculo.
SQ = aN . dN . hN
aH . dH . hH
- Quem pode me dizer o que esse número significa? - Continuei.
Não foi realmente uma surpresa ver sua mão estendida. Tão veemente quanto todas as outras vezes durante os últimos três anos em que fui sua professora na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
- Status quo indica o estado atual das coisas, ou seja, no momento em que ele é calculado. Ele é uma previsão temporária, levando-se em consideração que o tempo é uniformemente constante.
- 10 pontos para a Grifinória. - Sorri para ela. - O Status Quo é um cálculo rápido e simples que deve ser aplicado para se antecipar aos acontecimentos imediatos. - Ela me olhava tão atentamente que desconfio que, no fundo, já havia calculado algo sobre mim. - Verifiquem a definição dos números na página 209.
Eu sempre desviava o olhar. Desviava quando sustentá-lo diante da turma passava a ser perigoso. Não que eu não quisesse aquilo. Eu queria. Muito. Mas eu deveria esperar pelo número sete, veja bem.
Ela era uma criança quando chegou e eu a acompanhei distante e invisível. Quase como uma guardiã. Hoje, aos seus 16 anos, um mais seis, sete, eu simplesmente mal podia caber em mim.
O meu destino junto ao de Hermione já havia sido calculado. Eu já sabia quando e onde aconteceria. Pergunto-me em momentos de descrença se me apaixonei por ela porque sabia que isso iria acontecer.
- Encontrem os seus ‘status quo‘ com relação aos próximos 5 dias desta semana nas respectivas horas: 3:14, 7:24 e 14:47. O resultado deverá ser de um a três algarismos. Gravem os números e escrevam sua análise do processo em no mínimo 50 cm em um pergaminho de acordo com as normas exigidas pela Comissão de Normas e Técnicas Mágicas. Entrega na próxima aula. Não esqueçam que sua evolução acadêmica depende diretamente do quanto vocês se exercitam.
Céus. Como eu conseguia ser um pé no saco.
Ainda lembro exatamente de cada detalhe de quando lhe ajudei a calcular as propriedades que regem seu nascimento. Ela bebia cada palavra dita por mim. Talvez fosse capaz de repetir cada uma delas. O brilho em seus olhos ao chegar no resultado final antes de qualquer outro. O modo como enrolava os cabelos nos dedos quando se aprofundava em algum cálculo complicado e o efeito cacheado em seguida, eu contemplava com esmero. Eu realmente gostava daquilo, daquela concentração, era quase um ritual.
Nas segundas às 10 da manhã e nas quartas às 3 da tarde eu me perdia naquele movimento involuntário que dava origem a pequenos vórtices castanhos em seus cabelos e que rompiam toda a estabilidade da minha consciência.
Eu nunca perdia o controle em nada mais que não fosse por ela. Era incrível e frustrante amar outra vez. Incrível porque... ora, Hermione é incrível. E frustrante porque éramos de universos diferentes em todos os aspectos desta palavra.
- Em 1200, a Aritmancista Bridget Wenlock descobriu as propriedades mágicas do número sete. - Aquela aula seria interessante. - Segundo ela, o sete é o mais poderoso número da esfera matemática, pois ele carrega todos os elementos de carga positiva em magia, conforme vimos na aula passada.
O sete é visto em diversos exemplos do nosso cotidiano. Temos em História, 7 sábios da Grécia antiga, guerra dos 7 anos na Europa, as 7 pragas do Egito. - Um infográfico demonstrava ilustrações no centro da sala para que os alunos acompanhassem.
Temos o sete em Biologia: 7 orifícios no crânio humano, o ‘ser perfeito‘; na ficção: no conto As 7 fontes da sorte; na mitologia trouxa: 7 dias para a criação do mundo; na literatura científica: o Livro dos 7 selos; na Música: 7 notas musicais; na Astrologia: 7 planetas sagrados; na Arquitetura: 7 torres de Constantinopla; na política: são 7 os cargos máximos do Ministério; na física: As 7 cores refratadas pelo prisma; Na magia: os 7 elementos máximos.
O número sete é elementar, puro e unilateral. Transcende seu próprio significado. É a força máxima, impenetrável e indestrutível.
Comentários (0)
Não há comentários. Seja o primeiro!