Capitulo 51 - O que aconteceu

Capitulo 51 - O que aconteceu



Capitulo 51 - O que aconteceu a...

GRINGE, O GUARDIÃO DO PORTÃO
Gringe manteve-se como Guardião do Portão Norte apesar de todas as sublevações no Castelo. Embora preferisse pular para um caldeirão de água fervente em vez de confessá-lo publicamente, Gringe adorava o seu trabalho, e permitia-lhe oferecer um lar protegido à família, na casamata do Portão, depois de muitos anos de vida dura sob as muralhas do Castelo. O dia em que Marcia lhe dera meia coroa acabou por se revelar um dia muito importante para Gringe. Nesse dia, pela primeira e única vez na vida, Gringe ficou com parte do dinheiro da ponte, a meia coroa de Marcia para ser mais exato. Havia qualquer coisa no disco de prata, espesso e sólido que lhe repousava quente e pesado na palma da mão, que tornava Gringe relutante em atirá-lo para a caixa de ferramentas. Por isso enfiou-o no bolso, dizendo para si mesmo que no fim do dia o juntaria à coleta apurada. Mas Gringe não conseguia se separar da meia coroa. E assim a meia coroa andou-lhe no bolso durante muitos meses até que Gringe começou a pensar nela como sendo sua.
E aí teria ficado a meia coroa se não fosse por um ofício que Gringe encontrou pregado no Portão Norte numa fria manhã, quase um ano depois e que dizia assim:

ÉDITO DE CONSCRIÇÃO DO EXÉRCITO DA JUVENTUDE. TODOS OS RAPAZES COM IDADE COMPREENDIDA ENTRE OS SEIS E OS DEZESSEIS ANOS QUE NÃO POSSUAM ENSINAMENTOS EM NENHUM OFÍCIO RECONHECIDO DEVEM APRESENTAR-SE A CASERNA DO EXÉRCITO DA JUVENTUDE AMANHÃ ÀS 06.00 HORAS

Gringe sentiu-se doente. O seu filho, Rupert, tinha festejado o seu décimo primeiro aniversário no dia anterior. A Sra. Gringe ficou histérica quando viu o ofício.
Gringe também se sentiu histérico, mas quando viu Rupert, pálido, lendo o ofício, decidiu que tinha que permanecer calmo. Enfiou as mãos nos bolsos e pensou. E quando, pela força do hábito, sua mão se fechou em torno da meia coroa de Marcia, Gringe soube que tinha a resposta.
Logo que os estaleiros abriram na manhã seguinte, tinham um novo Aprendiz: Rupert Gringe, cujo pai tinha lhe assegurado uma aprendizagem de sete anos com Jannit Maarten, uma construtora de barcos de pesca, pelo pagamento substancial de uma entrada de meia coroa.


A MATRONA PARTEIRA
Depois da Matrona Parteira ter sido presa, foi levada para o Asilo de Pessoas Delirantes e Deprimidas do Castelo, devido ao seu estado de perturbação mental e obsessão com rapto de bebês, o que não foi considerado uma preocupação saudável para uma Parteira. Depois de ter passado ali alguns anos, deixaram-na sair porque o Asilo estava ficando superlotado. Tinha havido um grande aumento no número de pessoas Delirantes e Deprimidas desde que o Supremo Guardião tinha tomado o Castelo, e a Matrona Parteira já não estava suficientemente Delirante ou Deprimida para merecer um lugar. E assim, Agnes Meredith, antiga Matrona Parteira, agora vendedora desempregada, arrumou os seus muitos sacos e partiu em busca do seu filho perdido, Merrin.


O CRIADO NOTURNO
O Criado Noturno do Supremo Guardião foi atirado para um calabouço depois de ter deixado cair a Coroa, acrescentando-lhe mais um amasso. Foi libertado uma semana depois, por engano, e foi trabalhar nas cozinhas do Palácio como assistente de cozinheiro para descascar batatas, coisa em que era bom, e não tardou a ser promovido a descascador-mor. Continua gostando do seu emprego. Ninguém se importava se ele deixava cair uma batata.


JUÍZA ALICE NETTLES
Alice Nettles conheceu Alther Mella quando era advogada estagiária no Tribunal da Corte. Alther ainda não se tornara Aprendiz de Voldemort, mas Alice podia ver que Alther era alguém especial. Mesmo depois de Alther ter se tornado Feiticeiro ExtraOrdinário, e das pessoas se referirem a ele constantemente como «o horrível Aprendiz que atirou o próprio Mestre da Torre», Alice continuou a encontrar-se com ele. Sabia que Alther era incapaz de matar o que quer que fosse, até mesmo uma formiga irritante. Pouco depois de Alther se tornar Feiticeiro ExtraOrdinário, Alice conseguiu concretizar o seu sonho de ser Juíza. Não tardou que as suas diferentes carreiras os mantivessem mais e mais ocupados, e nunca se viam tantas vezes como gostariam, coisa que Alice sempre lamentou.
Foi um terrível golpe duplo para Alice quando, no espaço de alguns dias, os Guardiães não só mataram o melhor amigo que já tinha tido, como também a privaram do trabalho de uma vida, ao proibirem as mulheres nos Tribunais. Alice abandonou o Castelo e foi viver com um irmão no Porto. Depois de algum tempo conseguiu se recuperar o suficiente da morte de Alther para arranjar emprego como conselheira jurídica no Gabinete da Alfândega.
Foi ao fim de um longo dia de trabalho tentando resolver uma confusão com um camelo contrabandeado e um circo itinerante, que Alice parou na Taverna da Ancora Azul para se refrescar antes de voltar para a casa do irmão. Foi ali, para sua enorme felicidade, que finalmente encontrou o fantasma de Alther Mella.


A ASSASSINA
A Assassina sofreu uma perda completa de memória depois de ter sido atingida pelo RelâmpagoTrovão de Marcia. Também ficou gravemente queimada. Quando o Caçador retirara a pistola da Assassina, tinha-a deixado caída onde a encontrou, inconsciente, na alcatifa de Marcia. Voldemort tinha ordenado que ela fosse atirada na neve, mas foi encontrada pelos varredores noturnos e levada para o Hospital das Freiras. Acabou se recuperando, e permaneceu no Hospital, trabalhando como auxiliar. Felizmente para ela, nunca recuperou a memória.


LINDA LANE
Linda Lane recebeu uma nova identidade e mudou-se para um luxuoso aposento com vista para o rio, como recompensa por ter encontrado a Princesa. Porém, alguns meses mais tarde foi reconhecida pelos familiares de uma de suas vítimas anteriores, e numa daquelas noites, enquanto estava sentada na varanda com uma taça do seu vinho preferido, que lhe era fornecido pelo Supremo Guardião, Linda Lane foi empurrada e caiu na forte correnteza do rio. Nunca chegou a ser encontrada.


A JOVEM EMPREGADA DA COZINHA
Depois da jovem Empregada da Cozinha ter começado a ter pesadelos sobre lobos, o seu sono começou a ser tão conturbado que adormecia freqüentemente no trabalho. Num desses dias adormeceu quando deveria estar virando o assado, e um carneiro inteiro acabou queimando completamente; apenas a rápida intervenção do descascador-mor impediu que ela sofresse o mesmo fim do carneiro. A jovem Empregada de Cozinha foi despromovida a descascadora de batatas assistente, mas três semanas mais tarde fugiu com o descascador-mor para começarem uma vida melhor no Porto.


OS CINCO MERCADORES NORTENHOS
Depois de sua fuga apressada do Salão de Chá e Cerveja de Molly Weasley, os cinco Mercadores Nortenhos passaram a noite no navio, arrumando suas coisas e preparando-se para partir com a maré alta logo pela manhã. Já tinham sido apanhados em desagradáveis mudanças de governo antes, e não queriam ficar para ver o que aconteceria dessa vez. No que lhes dizia respeito, nunca eram coisas agradáveis. Enquanto navegavam pelos restos fumegantes do Salão de Chá e Cerveja de Molly Weasley na manhã seguinte, souberam que não estavam enganados.
Mas não se preocuparam muito com Molly quando navegaram rio abaixo, planejando sua viagem para o sul, fugindo do Grande Gelo e já pensando no clima mais agradável dos Países Longínquos. Os Mercadores Nortenhos já tinham visto tudo aquilo antes, e não duvidavam que voltariam a ver mais do mesmo.


O GAROTO DA LIMPEZA
O Garoto da Limpeza que trabalhava para Molly Weasley ficou convencido de que era culpa sua que o Salão de Chá e Cerveja tivesse ardido completamente. Tinha certeza de ter deixado as toalhas de chá secando próximas demais da lareira, como já tinha acontecido antes. Mas não era pessoa para deixar que essas coisas o preocupassem por muito tempo. O Garoto da Limpeza acreditava que cada desastre disfarçava sempre uma nova oportunidade.
E assim construiu uma pequena barraquinha com rodas, e todos os dias ia até às casernas dos Guardiães vender empadas de carne e salsichas aos Guardas. O conteúdo das salsichas e das empadas variavam conforme aquilo em que o Garoto da Limpeza conseguisse colocar as mãos, mas ele se esforçava bastante, ficando acordado até tarde preparando as empadas, e vendendo todo o dia. Se as pessoas percebiam que seus cães e gatos estavam desaparecendo a um ritmo preocupante, ninguém pensou em associar tal fato ao súbito aparecimento da barraquinha ambulante do Garoto da Limpeza. E, quando as fileiras dos Guardiães foram dizimadas por intoxicação alimentar, quem levou a culpa foi o Cozinheiro da Caserna. O Garoto da Limpeza prosperou, mas nunca, nunca mesmo, comeu uma de suas salsichas ou empadas.


RUPERT GRINGE
Rupert Gringe era o melhor Aprendiz que Jannit Maarten já tinha tido. Jannit construía barcos de pesca de arrasto de pequeno calado, que podiam operar em águas costeiras, e apanhar os cardumes de arenque empurrando-os contra os bancos de areia à saída do Porto. Qualquer pescador de arenque que fosse proprietário de um barco construído por Jannit Maarten tinha uma boa vida assegurada, e logo se tornou sabido que, se Rupert Gringe tivesse trabalhado na construção do barco, era um pescador de sorte, o barco assentava perfeitamente nas águas e voava com o vento. Jannit sabia reconhecer o talento quando o via, e não tardou a permitir que Rupert trabalhasse desacompanhado. O primeiro barco que Rupert construiu sozinho foi o Muriel. Pintou-o de verde-escuro como nas profundezas do rio, e atribuiu-lhe velas de um vermelho-vivo como o pôr-do-sol sobre o mar, no fim do Verão.


LUCY GRINGE
Lucy Gringe tinha conhecido Guilherme Potter numa aula de dança para jovens damas e cavalheiros, quando ambos tinham apenas catorze anos. A Sra. Gringe tinha inscrito Lucy para mantê-la longe de problemas durante o Verão. (Gui tinha ido à aula por engano. Tiago, que tinha alguma dificuldade em ler, e às vezes confundia as letras, tinha pensado que era uma aula de Transe e cometeu o erro de falar disso a Lílian numa dessas noites. Gui ouviu e, depois de muito massacrá-los, conseguiu convencer Tiago a inscrevê-lo.)
Lucy gostava da determinação que Gui demonstrava em tornar-se o melhor da turma, tal como estava sempre determinado a ser o melhor em tudo. E gostava dos seus olhos verdes de Feiticeiro e também do cabelo louro encaracolado. Gui não fazia a menor idéia de por que é que de repente gostava de uma menina, mas por uma razão qualquer não conseguia parar de pensar nela. Lucy e Gui continuaram se encontrando sempre que podiam, mas mantinham os seus encontros em segredo. Sabiam que nenhuma das duas famílias iria aprovar o seu relacionamento.
No dia em que Lucy fugiu para casar com Gui Potter foi ao mesmo tempo o melhor e o pior dia de sua vida. Foi o melhor dia até o momento em que os Guardas entraram pela Capela adentro e o levaram. Depois disso Lucy não queria saber do que lhe pudesse acontecer.
Gringe apareceu lá para levá-la para casa. Fechou-a no topo da casamata do Portão para impedi-la de fugir, e suplicou-lhe que esquecesse Gui Potter.
Lucy recusou e recusou-se a falar com o próprio pai. Gringe ficou desfeito. Só tinha feito o que achava melhor para sua filha.


O BESOURO ESCUDO DE GINA
Quando a ex-centopéia caiu do ombro de Voldemort, ressaltou e caiu no topo de um barril. O barril foi varrido borda afora quando o Vingança foi arrastado para a Lama Gelatinosa. Flutuou até o Porto, onde foi parar na praia da cidade. O Besouro Escudo secou as asas e voou até um campo próximo, onde um circo itinerante tinha acabado de se instalar. Por um motivo qualquer, antipatizou imediatamente com um palhaço inofensivo, e todas as noites providenciava grande divertimento para o público, enquanto perseguia o palhaço em torno do picadeiro.


OS NADADORES E O BARCO DAS GALINHAS
Os dois nadadores que foram atirados do Vingança tiveram sorte em sobreviver. Jake e Barry Parfitt, cuja mãe tinha insistido que aprendessem a nadar muito antes de se tornarem marinheiros, não eram nadadores muito bons, e viram-se em dificuldades para manter a cabeça fora d’água enquanto a tempestade soprava ao seu redor. Estavam começando a perder as esperanças, quando Barry viu um barco de pesca que vinha na direção deles. Embora parecesse não haver ninguém a bordo, via-se uma estranha prancha de embarque a pender do convés. Com o que restava de suas forças, Jake e Barry subiram pela prancha, e deixaram-se cair no convés, onde se viram rodeados de galinhas. Mas não se importaram com o que os rodeava, desde que não fosse água.
Quando as águas finalmente começaram a recuar dos Pântanos Marram, Jake, Barry e as galinhas acabaram indo parar em uma das ilhas. Decidiram ficar quietinhos, longe do caminho de Voldemort, e não tardou a existir uma próspera criação de galinhas a poucos quilômetros da Ilha Draggen.


O RATO MENSAGEIRO
Stanley acabou sendo resgatado de seu cativeiro sob as tábuas da Casinha das Senhoras por alguns ratos do velho Gabinete dos Ratos que tinham ouvido falar do que lhe acontecera. Passou algum tempo em recuperação no ninho dos ratos no topo da casamata da torre do Portão Oriental, onde Lucy Gringe começou a lhe dar alguns biscoitos e a confiar-lhe seus problemas. Na opinião de Stanley, Lucy Gringe tivera muita sorte. Se lhe perguntassem, diria que os Feiticeiros em geral, e os Feiticeiros chamados Potter em particular, só traziam confusão. Mas ninguém nunca lhe perguntou.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.