Dom Casmurro
---UM AMOR DE INFÂNCIA
Em casa, brincávamos de missa às escondidas, porque minha mãe dizia que missa não era coisa de brincadeira. Arranjávamos um altar, Gina e eu. Ela servia de sacristão, e eu de padre .Alterávamos o ritual, no sentido de dividirmos a hóstia entre nós, era sempre um doce. E Gina sempre ficava com o pedaço maior...
---UMA PROMESSA
Tendo-lhe nascido morto o primeiro filho, minha mãe pegou-se com Deus para que o segundo vingasse, prometendo, se fosse homem, metê-lo na Igreja. Talvez esperasse uma menina...
....
-Me promete duas coisas?
--Duas? Diga quais são.
--A primeira é que só vai se de confessar comigo, para eu lhe dar a penitência e a absolvição. A segunda é que...
--A primeira está prometida, a segunda?
Palavra que me custou, e antes não me chegasse a sair da boca: não ouviria o que ouvi, e não escreveria aqui uma coisa que vai talvez surpreende-los.
-- A segunda... sim... é que... Promete que serei eu o padre que vai casar você?
--Que vai me casar? disse ela um tanto comovida.
Logo balançou a cabeça.
--Não, Harry- disse- seria esperar muito tempo, você não vai ser padre já amanhã, leva muitos anos... Olhe, prometo outra coisa; prometo que vai batizar o meu primeiro filho.
---NADA PODERIA SEPARÁ-LOS
--Não, Harry não é preciso isso.Há melhor-não digo melhor, porque o Santo Padre vale
sempre mais que tudo,--mas há outra coisa que terá o mesmo efeito;
-- Que é?
--Sua mãe fez promessa a Deus de lhe dar um sacerdote não é? Pois bem, dê-lhe um sacerdote, que não seja você. Pode muito bem tomar a si algum mocinho órfão, fazê-lo ordenar à sua custa,está dado um padre ao altar, sem que você...
--Entendo, entendo, é isso mesmo.
--Não acha?
--Sim, parece que é isso; realmente, a promessa se cumpre, não se perdendo o padre.
....
Jura que só há de casar comigo?
Gina não hesitou em jurar, e até lhe vi as faces vermelhas de prazer. Jurou duas vezes e uma
terceira:
--Ainda que você case com outra, cumprirei o meu juramento, não casando nunca.
--Que eu case com outra?
--Tudo pode ser. Harry. Você pode achar outra moça que lhe ame, apaixonar-se por ela e
casar. Quem sou eu para você lembrar-se de mim nessa ocasião?
--Mas eu também juro! Juro,Gina, juro por Deus Nosso Senhor que só me casarei com você.Basta isto?
UMA AMIZADE
--Malfoy é muito meu amigo,Gina!
--Mas não é meu amigo.
--Pode vir a ser; ele já me disse que há de vir cá para conhecer mamãe.
--Não importa; você não tem direito de contar um segredo que não é só seu, mas também meu, e eu não lhe dou licença de dizer nada a pessoa nenhuma.
A DÚVIDA
--Você já reparou que Draco tem nos olhos uma expressão esquisita? perguntou-me Gina. Só vi duas pessoas assim, um amigo de papai e o defunto Malfoy. Olha,Draco, olha firme, assim, vira para o lado de papai, não precisa revirar os olhos, assim, assim...
Era depois de jantar, estávamos ainda à mesa, Gina brincava com o filho, ou ele com ela, ou um com outro, porque, em verdade, se amavam muito, mas é também certo que ele amava ainda mais a mim. Aproximei-me de Draco, achei que Gina tinha razão; eram os olhos de Malfoy.
A adaptação do clássico de Machado de Assis...com um final que a ele faltou escrever!
Fic universo alternativo.
Comentários (69)
Que bom!!! :D
2008-04-23Pronto madei pro teu Hotmail^^ Bjossss!!!
2008-04-22Hmmmm... o que estava escrito no muro??? Fiquei deveras curioso... Que bom que você já tem mais 4 capítulos prontos, estou bastante ansioso. E já indiquei sua fic, Anna =) Porque a fic (e vc) merecem.
2008-04-22Oi Querida! Não sei se é impressão, mas com H/G acho que estou prestando mais a atenção aos detalhes. Como o Harry demora a perceber as coisas, não? A Gina é bem mais rápida! haushaushahashausha Até o próximo capítulo! Beijos!
2008-04-22Estou esperando o final que ele nao escreveuuu . xD
2008-04-22É impossível parar de ler a fic!!! Como eu havia dito em outro comentário, já li o livro mais de uma vez, mas esse detalhe não diminuiu a minha vontade de acompanhar a tua adaptação. Tu conseguiste manter, até o momento, a essência dos personagens, tanto os de HP, como os de Machado. Não sei se o fato, de ser este o ano do centenário da morte do autor, tenha influenciado na escolha do livro, mas de qualquer modo fica aqui o registro da data. Bjinhos! Mica.
2008-04-18Super promoção de capítulo: "Espere um, leia dois"! Realmente, foi surpresa, das mais agradáveis. Que bom que a estória já está se desenrolando, já dá para compreender mais o trailler. "Gina sempre ficava com o pedaço maior"... Adorei essa parte. Quando terminar de ler sua fic vou reunir ânimo (e coragem) para abrir a obra original do digníssimo Machado de Assis. Vai ser legal imaginar as personagens como Harry e Gina =) Até terça, quando sei que você irá postar uns 18 capítulos, NÃO É?
2008-04-18aproposito Capitu não traiu Bentinho!!!! xD hehe
2008-04-18UHU xD vou ler mas to sem tempo agora ;D vou add e depois comento!!!!
2008-04-18Calma,calma, ainda não li os capitulos!! Quer dizer que a Gina vai ser a Capitu? O.O*ansiosa*. Tah ai um livro que eu adoro. Agora juntar Harry Potter e Dom Casmurro!? Anna, adorei a sua idéia!!! Mas, eu vi que vc fez umas ameaças de excluir!? Não faz isso não menina!!! Eu li uns trechos soltos, porque eu detesto ler quando toh sem tempo, e gostei dos trechos!!!A fic tah nos meus favoritos e vou acompanhar ela direitnho viu! Bjs e boa sorte
2008-04-18