Iniciando O Texto



___________________________________________________________
Iniciando o texto:
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
A função do primeiro capítulo de uma história é aproximar o leitor dos personagens e cenário e por isso é FUNDAMENTAL que haja uma pequena descrição e/ou demonstração das características dos personagens por meio da cena. Também é importantíssimo situar o leitor no cenário, não precisa dar descrições detalhadas e rebuscadas, se os principais elementos da cena forem mencionados, já basta para a visualização da cena. Lembre-se que seu parágrafo de introdução é o primeiro contato do leitor com o seu texto, por isso, ele deverá vir com explicações, uma apresentação do contexto toda a ambientação, tudo deve vir nos primeiros parágrafos. Você deve apresentar o mundo que você criou ao seu leitor. É como apresentar alguém que você goste muito a uma pessoa que você nunca viu e precisa se sair bem nisso, fazendo com que o estranho goste de você e da "pessoa" que está apresentando.
O autor pode colocar os aspectos que quiser no texto, desde que consiga demonstrar aquilo que ele tem na cabeça para a cena. Uma dica interessante é o autor se colocar no lugar do personagem principal ou dos personagens que compõem a cena e visualizar todos os acontecimentos na visão em primeira pessoa, e depois, mentalmente, tomar o lugar do observador. Após toda a visão da cena, começar a relatar o que é visto e mesclar às sensações dos personagens. Lembre-se que quanto mais elementos dar ao leitor, mais detalhada fica a cena e contribui para o melhor entendimento.

Autores mais experientes, gostam de imprimir um estilo em sua narrativa. O estilo, caso haja, deve ser estabelecido logo no início, para não comprometer o texto. Uma vez estabelecido, deve-se seguir o mesmo estilo até o final, para dar um acabamento estético.
E assim por diante, o autor pode ir incrementando o texto a seu gosto e imprimir muitas sensações através do mesmo, criar situações que levam o leitor a pensar e a sentir o que a história propõe. O cheiro, barulhos e até a mesmo a forma de escrita podem induzir sensações no leitor. O trabalho do autor é descobrir o que é mais adequado para preencher seu texto. Voltarei nesse ponto mais tarde, quanto estiver tratando do vocabulário.

Bom, o que se pode concluir é que para uma boa história, é necessário que o fanfiqueiro tenha em mente os meios de construir a sua própria narrativa de forma clara, compreensível e, se possível, fazer um texto que vá além de meras ações e diálogos. O autor precisa compreender que o texto é muito mais que alguém falando coisas e agindo a seu bel-prazer. O trabalho do escritor é parecido como do mágico, ele precisa criar todo um contexto à sua volta para fazer com que sua platéia acredite que o que ele faz é de verdade e é como deve fazer o escritor, criar um contexto tão lógico e tão "real" que o leitor comece a pensar que são coisas e pessoas de verdade. Logicamente esse é um trabalho muito árduo e que exige muito tempo e paciência, mas os resultados são gratificantes.
CUIDADO: Evite escrever idéias que não tenham futuro. Sei que algumas te queimam até que vá lá e as escreva, mas segure-se! O número de fics incompletas só cresce e essa é a causa principal: fogo no rabo.
Anote os esquemas e só os desenvolva quando souber exatamente qual é o fim da fic. Você pode alterá-lo com o andar da carruagem, mas não perca o foco. Ou alguma vez você já saiu de casa sem ter idéia alguma de para onde ia? Assim você só vai ficar andando em círculos e voltar para seu próprio portão. Entende que isso é o mesmo que largar uma fic, né? Sair de casa à toa é gasto de energia. Economize e vá juntando destinos, assim você só sai uma vez e tem alta produtividade. Confio que seja grandinho o bastante para entender a metáfora.
Uma dica básica para que está iniciando um capítulo é: NUNCA COMECE UMA HISTÓRIA COM DIÁLOGO! Esse é um dos maiores pecados que um fanfiqueiro pode cometer. Começar com diálogos só é permitido quando se quer acrescentar um efeito no texto, por exemplo, o narrador falando como personagem ou ainda uma narrativa em primeira pessoa, ou então para criar um aspecto mais coloquial, já que aproxima o narrador do leitor. Então, depois disso, começa-se a história propriamente dita. Porém, se a intenção é causar impacto, o melhor é iniciar um texto com uma introdução, uma espécie de prólogo. Mas, cuidado com os prólogos, um prólogo mal feito pode estragar completamente a primeira impressão do seu texto, por isso, evite copiar seu prólogo de algum lugar, mas se o fizer, não se detenha em deixá-lo muito grande. Lembre-se que o prólogo é apenas uma introdução e de maneira nenhuma faça do prólogo seu primeiro capítulo, a menos que isso seja essencial para o rumo da narrativa. Caso isso aconteça, o prólogo deve ter a extensão e conteúdo de um capítulo normal, para causar uma boa impressão. Lembrando que são apenas dicas para principiantes, um autor experiente sabe bem como e onde usar esse tipo de artifício.

Quando se deseja ir direto ao assunto, sem prólogos, basta dar uma descrição básica da cena onde se inicia a história, para situar o leitor no tempo e espaço dos acontecimentos. É sempre bom dar uma idéia geral do cenário e dos componentes da cena logo no início.
O texto que narrará a abertura pode ser bem breve e simples, mas sua presença é de extrema importância, já que se o texto começa com diálogo, dá uma impressão ao leitor de que ele perdeu uma parte da história,uma sensação de que está incompleto.Outro fator importante, é definir em que tempo os verbos serão conjugados. Normalmente escreve-se uma história com os verbos no pretérito, por causa da riqueza de opções que esse tempo verbal proporciona. Alguns usam os verbos no tempo presente, mas isso dá um aspecto muito coloquial e limitado à história.

IMPORTANTE: Uma vez definido o tempo verbal, NÃO O MODIFIQUE. O autor perde todo o crédito de seu texto se começa narrando no passado e de repente usa verbos no presente e depois volta para o passado de novo ou vice-versa. Procure organizar sua narrativa ao máximo.

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
N\A:Oi galera! Nem preciso me desculpar pela demora, não é? (A) Os capítulos, em média, são pequenos mesmo. Até porque, cada um fala só sobre um assunto. Então, espero que aproveitem e eu prometo atualizar mais vezes em menos tempo, OK?
Participem da promoção, beijos! :*

Lolipóp ♥; Loli Black.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.