Antes de Escrever



______________________________________________________________________________

Bom dia, boa tarde e/ou boa noite! Inicialmente eu gostaria de agradecer a todos que, antes mesmo da primeira postagem, passaram por aqui. Muito obrigada, mesmo indiretamente vocês me incentivaram a começar. E também, muito obrigada aos meus amigos que estão sempre me apoiando, valeu, amo vocês!
Bem, o tema desse primeiro capitulo é indicar as primeiras coisas que vocês devem planejar e fazer antes de iniciar a escrita de uma fanfic.
Gostaria de deixar claro que todas essas dicas abençoadas não são totalmente de minha autoria, certo? Eu fiz uma pesquisa em vários sites, com várias pessoas e juntei tudo e, é óbvio que vou colocar os créditos e fontes no fim de cada post.

Beijos a todos e um prospero ano Novo, muita saúde, muita paz e muito amor para vocês!

♥ lolipóp
______________________________________________________________________________
Os três primeiros passos que você precisa seguir antes de começar sua fanfiction:



01- Autoconfiança


Acredite sempre no seu potencial! Saiba que a maioria dos escritores se sente insegura, mas a vontade de colocar as idéias no papel é mais forte, então, deixe a insegurança de lado e deixe sua imaginação fluir.
Se você gosta de ler, acha as fics emocionantes e fica morrendo de inveja porque não acredita ser capaz de fazer o mesmo, acredite todos somos capazes de sonhar e imaginar. Colocar no papel é mera questão de técnica. Afinal, ninguém nasce sabendo.


02- Tema


A primeira coisa que se deve fazer ao se escrever uma fic, é pensar bem no tema. Esteja certo de cada assunto que você deseja abordar antes de tentar ver a estória como um todo. Também é aconselhável que você já tenha em mente como vai começar sua estória, o que vai acontecer no decorrer dela e como vai terminar. E se você não tem um tema a dica é: ouça uma música, leia um livro, assista a um filme. Não estou te sugerindo plagiar... Contudo, essas são fontes ótimas de inspiração. Principalmente as músicas, já que com elas há menos chances de você copiá-las sem querer. Deixe-a tocar e comece a pensar no que a letra está te transmitindo. Se for que nem, verá uma imagem, daí, é só deixar a imaginação fluir. Depois de já ter as idéias organizadas, faça uma lista com os itens principais que você gostaria de destacar, não precisa ser nada super bem elaborado, apenas uma relação dos principais acontecimentos em uma seqüência cronológica. Toda essa ligação vai te ajudar a não se perder com o desenrolar da estória, ajudando sua estória ter coerência e ser compreensível aos leitores. Não misture muitas idéias numa estória só, ela pode ficar sem sentido. Escolha apenas uma forma de narração (1ª ou 3ª pessoa do singular) isso dará mais clareza à leitura.


03- Personagens


Conhecendo toda a história básica, agora está na hora de bolar os personagens. É uma parte bem delicada, já que deles vai depender o desenrolar de toda a história. Geralmente eles vão surgindo no planejamento do enredo, mas pelo menos os principais, é bom traçar antecipadamente um quadro psicológico. Esboce no papel, nome, idade, traços de personalidade principais, estrutura física e grau de importância na história. Esses dados serão importantíssimos! O básico a fazer, é colocar todas as atitudes dos personagens condizentes com os dados. Baseado no perfil básico de cada personagem, eles deverão ser introduzidos no enredo. As atitudes dos personagens ao desenrolar da fic serão baseadas em seu perfil básico e a partir do desenrolar da história os traços de personalidade ganharão mais profundidade. É importantíssimo que as ações do personagem ao longo da fic sejam equivalentes à personalidade pré-estabelecida no quadro de personalidade. Também é importante montar um "histórico" do personagem, quais seus medos, anseios, traumas e o que os causou o que deixa o personagem calmo, o que o deixa nervoso ou com medo, o que o faz pensar em outra coisa que aconteceu na vida dele e etc.
Na parte de personalidade, também é interessante abordar a evolução de um personagem. Uma espécie de saga psicológica, onde o leitor vê o personagem se transformar de inocente e imaturo para um adulto marcado pela vida, ou ainda um personagem muito ruim virando uma pessoa mais generosa com os outros. Isso vai da imaginação de cada escritor. Cabe a ele definir o que é melhor para o texto.

______________________________________________________________________________
Não foi dos maiores, mas, espero que tenham gostado e aproveitem! Próximo tema: ‘Iniciando o Texto’. Até breve e um feliz Ano Novo. Comentem! Beijinhos.

FONTES:

Aert<
Mônica Almeida e Sky
Equipe Guaruhara

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.