Esportes Mágicos no Brasil



A história dos esportes mágicos no BRASIL

Como já dito, os índios foram os primeiros a povoar nossas terras na antiguidade. Nesta época não havia esportes, pois os índios trabalhavam para viver e caçavam para comer. Isso já era adrenalina suficiente para eles, que viam no esporte o prazer, e este era levado para o lado negativo da vida. Não era permitido caçar um javali e simplesmente matá-lo. Só era caçado aquilo que seria comido.

Somente alguns anos após a chegada dos portugueses que os índios mudaram seus hábitos. Da Europa os portugueses trouxeram a caça ao pomorim dourado. Aqui no Brasil este animal mágico vivia em enormes bandos, porém foi extinto com uma rapidez incrível.

Em 1854 foi realizada a primeira partida oficial de trancabola em solo brasileiro. Foi um jogo de senhores que mandaram seus escravos jogar por eles. Fazenda Goytacases/RJ contra Fazenda da Cachoreira/MA. O jogo foi paralisado quando Cachoeira vencia, pois um dos senhores tomou uma bolada na cara. Bem feito, quem mandou ser covarde?!

Já o quadribol chegou anos antes, em 1820 quando o inglês James P. Wonderson veio para o Rio de Janeiro. A primeira partida oficial foi em 1849 entre os times do Fluminense Quadribol Club/RJ e Apanhadores de Yacutã do Peru, famosos por pegarem o pomorim (na época) em no máximo vinte minutos. Porém eles não contavam com nosso batedor Roberto União que lançou um balaço no primeiro minuto no apanhador peruano.

Lembrando que a palavra fluminense, significa aquele que vem do rio. Como o time era do estado da Guanabara, criou-se este nome, que não tem nada a ver com o time de futebol trouxa.

Nos times brasileiros, destaco o ‘Bombardeiros do Planalto’, de Goiás, o ‘Nigromantis’, do Rio Grande do Sul e o 'Fluminense Quadribol Club', do Rio de Janeiro. Estes três times são, atualmente, setenta por cento da seleção brasileira de Quadribol.

Graças a nossas últimas participações na Copa Mundial de Quadribol, este esporte vem superando o Trancabola. Óbvio que isso é uma tendência mundial, atribuída a jogadores como Victor Krum, Abelardo Bresser e Rudolf Gallager.

Próximo Capítulo: Lista de Times de Quadribol do Brasil - confira o seu!

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.