TOM BOMBADIL



Estavam todos caídos, começando a se reanimarem, com uma sensação de tontura e pernas bambas. Aquilo tinha sido uma soma de viagem de Pó de Flu com Chave de Portal! Com a sensação de tudo de ruim que ambas tinham.

Harry tinha sido o primeiro a acordar de fato e agora estava tentando despertar Hermione. Ainda se lembrava das últimas palavras de Dumbledore ao verem Dobby levantar, como uma alavanca, um determinado galho que por incrível que pudesse parecer nascera para dentro do Salgueiro Lutador:

- Cuidado que a aterrissagem lá do outro lado pode ser um pouco brusca...

“Um pouco brusca?” pensou Harry, fora uma verdadeira paulada. Nunca tinha sido puxado pelo umbigo com tal violência, e o número de rodopios tinha sido mil vezes mais vertiginosos e numerosos. Só dera para perceber uma fenda em outra árvore abrindo e eles sendo praticamente cuspidos para longe, tendo a sorte de caírem sobre uma relva macia. Bom pelo menos ele tinha caído sem se machucar...

- Mione, acorde – disse tentando reanimar a amiga com uns tapinhas no rosto. – Acho que chegamos. Estamos ou não na Floresta Velha?

- Ui – gemeu Rony ali perto, - quem colocou aquela raiz bem aonde eu ia cair. Estou moído.

- Não reclame irmãozinho, nós também não caímos em lugar muito confortável – foi dizendo Fred, saindo de um arbusto cheio de espinhos todo arranhado e puxando George lá de dentro pelos cabelos.

- Ai – gemeu o outro. – Puxa devagar aí, tá doendo...

“Tum”! Ao lado deles acabara de pular Luna, que pelo visto fora parar no alto de uma árvore vizinha ao Salgueiro que os tinha expelido.

- Pula, amorzinho, - disse ela olhando para cima, - não é alto, não...

- É que eu não sou acostumado a subir em árvores como você, meu anjo – falou Neville com pânico na voz. –está meio alto aqui.

Fred que já tinha chegado mais perto deu uma sacudida na árvore.

- Ah, vamos Neville, você está no galho mais baixo da árvore. São só uns 3 metrinhos. Pula que nós o escoramos aqui embaixo.

No que o gorducho pulou, George chamou o irmão que estrategicamente se virou deixando o pobre Nevile cair sobre Luna. Sorte deste que pelo visto Luna estava surpreendendo a todos com uma agilidade e força pouco comuns para o ar tão aéreo que tinha. Ela não só conseguiu amaciar a queda do namorado, como ao caírem deitados sobre o gramado sem se machucarem, ela ainda deu um jeito de rolar sobre ele e dar-lhe um selinho na boca.

Hermione que já acordara e agora olhava em volta disse.

-Bem, saber se é a Floresta Velha é um pouco difícil, mas ao que tudo indica aquela árvore pela qual saímos (“saímos não, fomos vomitados”- gemeu Rony) é o Velho Salgueiro Homem. O que você acha Luna?

- Pode ser que sim, pode ser que não – disse a outra, já de pé e olhando em volta, mas sem largar a mão de Neville. - Só nos falta ouvir...

“Tra-la-li la ló
Quem gosta de árvores nunca anda só

Trá-la-li la li
Gostaria que Fruta D’ouro estivesse por aqui...”

Viram subindo a depressão que dava onde estavam um chapéu com uma peninha espetada e aos poucos foram vendo chegar perto deles um homem com uma aparência comum, mas que contagiava a todos com um melhor humor que até agora.

- Quem é o cantor? – Perguntou George. – O tio do Robin Hood?

Fred respondeu:

- Olha se é tio eu não sei, mas ô musiquinha chata...

O homem chegou junto deles com seus olhos cinzentos impenetráveis e soltou de sopetão:

- São vocês aqueles de quem o velho mago falou para eu vir buscar ?

Antes que Fred ou George soltassem alguma piadinha que desagradasse o inestimável guia, Hermione tratou de cumprimentar a primeira personagem de seu livro favorito que via materializar-se ante seus espantados olhos:

- O Sr. é Tom Bombadil, não é?

-Hmm, já estou começando a ficar famoso. Não foi outro dia que uns baixinhos simpáticos passaram por aqui, um deles ficando entalado no Velho Salgueiro, só ficando com pernas de fora, como estão aquelas duas pernas ali...

Todos se viraram e então é que viram que o pobre elfo doméstico tinha ficado preso como um famoso Hobbit já estivera uma vez. Todos correram para tentar ajudar a Dobby a sair daquela enrascada, puxando-o pela perna. Mas mal o homem tocou no tronco da árvore o oco se abriu e puderam puxar o elfo que ria descontroladamente.

- Ué, está rindo de que, Dobby? – perguntou Harry.

- Você está machucado? – perguntou Hermione aflita.

O elfo que agora enxugava os olhos de tanto rir, respondeu:

- Não meus senhores, Dobby estava era sentindo muita cócegas. Tinham algumas coisinhas na parte de dentro da árvore fazendo cócegas pelo corpo de Dobby.

Tom Bombadil falou:

- É, são vocês mesmos os tais que o velho Gandalf me falou. Pois só uma criatura não humana sente cócegas quando está sendo engolida pelo Velho Salgueiro Homem. É que ele não faz criaturas mágicas sentirem dor. Ele gosta delas. E você menina com inteligência na voz, deve ser a Srta. Granger, não?

Hermione ficou vermelha na hora.

- Bom então vamos andando que o dia está chegando ao seu final, e Fruta D’ouro não gosta de esperar Tom chegar principalmente quando tem tão importantes convidados. Sabiam que ela preparou um jantar especial para vocês?

Jorge cochichou ao ouvido de Fred:

- Fruta D’ouro deve ser a esposa dele, e ser for tão amalucada, imagina o rango que vai rolar...

Tom os encarou com seus olhos risonhos:

- Fruta D’ouro é ótima cozinheira, e tenho certeza que vocês vão adorá-la.

Os gêmeos perceberam que não adiantava ter segredos com o homem, então trataram de ficar calados enquanto caminhavam pela floresta.

- Sr. Bombadil, - perguntou Harry. – É muito longe a tal de Orthanc, onde estão Saruman, os Malfoy e a irmã dos nossos amigos? Precisamos resgatá-la o mais rápido o possível.

- Ah quando eu pegar aquele fedelho do Draco – falou Rony.

- Tom não sabe muito das distâncias fora da sua Velha Floresta, mas amanhã pela manhã um outro enviado do velho Mago estará esperando por vocês na orla leste da Floresta...

Ao mesmo tempo que Hermione curiosa perguntava quem poderia ser o personagem do livro que ela veria, os três irmãos ruivos perguntaram para o homem:

- Amanhã de manhã somente? - e Rony continuou: -Não “seu” Bombadinho, temos que ir agora. Não sabemos o que aqueles safados podem estar fazendo com nossa irmã.

Mas Tom Bombadil respondeu.

- Não, meus amigos. Nem mesmo o velho Tom anda pela Floresta Velha à noite. Vocês terão que dormir lá em casa. O velho Gandalf aconselhou isso e eu completo dizendo que quem anda pela Floresta a noite não sai.

Os amigos ainda tentaram argumentar, mas Hermione os cortou dizendo que era a pura verdade, de acordo com o livro. Obviamente os Weasleys fecharam a cara, mas à medida que o sol ia descendo, as sombras das árvores iam parecendo cada vez mais ameaçadoras, e o ar cada vez mais sufocante.

Finalmente viram uma pequena casinha no alto de um morro, de onde saía pela pequena chaminé uma fumacinha. E à medida que se aproximavam, um cheiro delicioso lhes invadiu os narizes, despertando fome e cansaço em todos.

Mesmo que quisessem eles realmente viram que não conseguiriam continuar sem uma refeição deliciosa e um bom descanso.

Assim que entraram na casa e conheceram a esposa de Tom Bombadil, eles conseguiram por enquanto esquecer os problemas que os levaram a estar ali. Jantaram, conversaram coisas agradáveis, junto à lareira, e quando todos se deitaram, espalhados pela sala para dormir, após ouvirem as recomendações de Bombadil para não se preocuparem com que ouvissem fora da casa a noite, pois estariam em total segurança, adormeceram um sono profundo, sem sonhos e reparador como a dois dias não tinham.


Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.