Dicionário bruxo
Aborto: Aquele que nasce de pais bruxos, mas não tem poderes mágicos.
Animago: Aquele que pode se transformar em animal quando desejar. Os poucos animagos que existem são observados com cautela pelo Ministério da Magia. A Professora McGonnagal é um animago.
Apagueiro: Tipo de Isqueiro de prata, que quando aceso, apaga a luz que estiver mais perto.
Apanhador: Jogador de Quadribol que apanha o Pomo de ouro.
Aparatar: Sumir de um lugar e aparecer em outro. Esse truque só pode ser usado por bruxos maiores de idade.
Artilheiro: Um dos membros do time de Quadribol.
Azkaban: Prisão de bruxos. Foi construída em uma ilhota bem longe da costa, mas não precisam de paredes ou água para mantê-los confinados, pois já estão presos dentro de si, incapazes de ter um só pensamento bom.
B
Balaço: Bola de Quadribol, a que derruba as pessoas.
Barretes Vermelhos: Criaturas Malfazejas que lembram duendes e que rondam os lugares onde ouve derramamento de sangue, desde masmorras de castelos, até valas de campos de batalhas. Depois eles passam por uma transformação se tornando Kappas.
basilisco: Monstro que se esconde na Câmara Secreta. É uma cobra com olhos letais, mas que só petrificam se olhado diretamente para eles. Os olhos do basilisco são bulbosos e amarelos, seu corpo é imenso, sua boca, enorme, cheia de dentes compridos como uma espada: pontiagudos, faiscantes e venenosos. É chamado de rei das serpentes. Pode alcançar um tamanho gigantesco e viver centenas de anos. Ele nasce de um ovo de galinha chocado por uma rã. As aranhas fogem do basilisco pois é seu inimigo mortal. O basilisco foge somente do canto do galo que lhe é fatal.
Batedor: Jogador de Quadribol que manda o Balaço para o outro time.
Beco Diagonal: Lugar onde se pode comprar objetos para mágicos. Para entrar no Beco Diagonal, tem que se ir para o quintal do Caldeirão Furado, contar três tijolos acima da lata de lixo e dois para o lado, bater três vezes no tijolo com a varinha e um grande arco se abrirá dando direto no Beco Diagonal. O Beco Diagonal é uma rua de pedras irregulares que serpenteava e desaparecia de vista. Lá tem o Banco Gringotes e inúmeras lojas.
Berrador: Cartão usado para gravar mensagens de voz, e quando ele é aberto, a voz é ampliada 100 vezes. Quando a mensagem termina, ele pega fogo.
Bezoar: Pedra tirada do estômago da cabra que pode salvar a pessoa da maioria dos venenos.
Bichos Papões: Gostam de lugares fechados, úmidos e escuros como guarda-roupas, armários, etc. São transformistas, ou seja, capazes de assumir qualquer forma que achar que pode nos assustar mais. Para combatê-lo há um feitiço muito útil, o Riddikulus. Se tem uma coisa que não suportam, é o riso.
Bisbilhoscópio de Bolso: Tem o formato de um pião de vidro. Ele acende e gira sempre quando tem alguma coisa suspeita.
C
Caldeirão Furado: O Bar, Pousada e entrada para o Beco Diagonal. É um barzinho sujo e pequeno. Muito escuro e miserável que quase ninguém nota. Para entrar no Beco Diagonal, tem que se ir para o quintal do Caldeirão Furado, contar três tijolos acima da lata de lixo e dois para o lado, bater três vezes no tijolo com a varinha e um grande arco se abrirá dando direto no Beco Diagonal.
Câmara Secreta: Parte do Castelo de Hogwarts no qual Harry enfrentaria Voldemort no segundo livro. Segundo a lenda, Slytherin construiu uma câmara secreta e a selou de modo que ninguém pudesse abri-la a não ser o seu herdeiro. O herdeiro abriria a câmara e expurgaria todos os trouxas. na câmara vive um basilisco e a câmara se esconde no banheiro da murta que geme.
Carros do Ministério: Carros usados pelos ministros da Magia para se locomoverem. Eles seguem um padrão: São sempre verde-escuros, antiquados, dirigidos por bruxos que na maioria das vezes são de aparência furtiva, vestidos de veludo verde vivo. Os carros parecem normais, mas na verdade, podem deslizar por lugares e espaços apertados, que carros normais não poderiam jamais.
Casa dos Gritos: Casa mais mal assombrada da Inglaterra. Fica em Hogsmeade, muito mais alta que o resto do povoado. Mesmo durante o dia dá arrepios com suas janelas fechadas com tábuas e jardins úmidos e mal-cheirosos. Até os fantasmas tem medo da casa, mas na verdade a casa nunca foi mal assombrada. Os ruídos e gemidos que vinham dela eram do Professor Lupin virando lobisomem, pois na época de colégio, era lá que ele ia para se transformar.
Centauro: Animal metade cavalo e metade gente que vive em florestas e são sábios pois lêem o mapa do céu. Os centauros não se interessam muito pelas coisas da terra. Eles vivem isolados de tudo e de todos, e há muitos deles na Floresta Proibida. Uma curiosidade é que como eles não falam muito, parecem ser meio burros, mas ao contrário, são muito inteligentes.
Cerveja Amanteigada: A melhor e mais gostosa bebida dos bruxos. Ela te deixa super aquecido.
Chapéu Seletor: Um velho chapéu que seleciona em que casas de Hogwarts os novos alunos irão ficar.
Corvinal: Casa de Hogwarts. É a casa das pessoas que tem mente alerta. Foi fundada por Rowena Ravenclaw
Corujas: São usadas como animais de estimação e também como correio. (assim como temos os pombos-correio).
D
Dementadores: São os guardas de Azkaban. Eles sugam os bons pensamentos das pessoas. Tudo se torna escuro, frio, e você perde a vontade de tudo: de viver, de ser, de existir. Eles tem uma mão podre, que brilha cinzenta, de aparência viscosa e coberta de feridas como algo que se decompõe, que desliza sobre sua capa. Ninguém nunca viu o que tem sob seu capuz, pois ele só o tira para dar seu ultimo ataque: O Beijo do Dementador, que suga a alma da pessoa pela boca. A pessoa não morre. Continua a viver sem alma, mas apenas... existe. Sob seu capuz há uma pele sarnenta e cinza. Seus olhos são órbitas vazias e sua boca, tem mandíbulas que sugam o ar. A única coisa que pode conter um dementador e afastá-lo, é um feitiço do Patrono. É um pouco alto e não se deixam enganar por disfarces, truques e nem capas da invisibilidade. Não faz também parte da natureza deles entender suplicas ou desculpas. Estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, ficam com prazer com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e o ar a sua volta. Até os trouxas sentem sua presença, embora eles não os vejam. Se puder, o dementador poderá se alimentar de você o tempo suficiente para torná-lo alguém mal e perverso.
Diabretes da Cornuália: Monstrinhos azul-elétrico, com mais ou menos 20 cm de altura, com rostos finos e voz tão aguda quanto a de Periquitos.
E
Elfo Doméstico: Duende doméstico que só é libertado quando seu dono o dá uma peça de roupa. Tem orelhas grandes como as de morcegos, e olhos verdes esbugalhados. Tem um nariz comprido e fino, uma voz esganiçada. Tem poderes mágicos próprios, mas em geral, não podem usá-los sem permissão de seus donos.
Espelho de Ojesed: Espelho que mostra o sonho mais profundo da pessoa. Ele também pode dar a Pedra Filosofal para alguém que queira consegui-la sem ser para usá-la em benefício próprio. É da altura do teto com moldura dourada. No topo tem a Inscrição "Ojesed stra ehru ube cafru oyr on wohsi".
Esquelecresce, ou Esquelesce: Remédio para crescer ossos.
Estojo para Manutenção de Vassouras: Harry ganhou um desses de presente de aniversário de Hermione. Contem um grande frasco de líquido para polir cabos, uma tesoura prateada e reluzente para aparar cerdas, uma pequena bússola para prender na vassoura em grandes viagens, e um manual "Faça a manutenção de sua vassoura". Tudo isso, dentro de um estojo de couro.
Expresso de Hogwarts: Trem vermelho a vapor que leva os alunos até Hogwarts. Ele sai da plataforma nove e meia da estação ferroviária de King's Cross e passa por Hogsmeade chegando até Hogwarts.
F
Feijõezinhos de todos os sabores: Doce em forma de feijões. Tem os sabores comuns como Chocolate e Morango, e também os incomuns como Fígado, Bucho, Cera de Ouvido, Pimenta e Vômito.
Fênix: Ave lendária cujas lágrimas são curadoras. É o animal de estimação de Dumbledore. Canta uma música mística, linda e sobrenatural. Tem penas vermelhas, uma cauda dourada e faiscante, muito comprida como a de um pavão. Tem também garras douradas e reluzentes. Suas asas são enormes. Tem um bico dourado longo e afiado e olhos redondos e escuros. São animais fiéis e inteligentes. Quando morre, renasce das cinzas. As fênixes são capazes de carregar cargas pesadíssimas.
Firebolt: A melhor e mais cara vassoura da atualidade.
Fiel de um segredo: Quando se usa o feitiço Fidelius, que implica esconder um segredo numa única pessoa viva, a pessoa escolhida chama-se fiel do segredo.
Floresta Proibida: Terreno de Hogwarts proibido aos alunos por conter segredos e perigos inimagináveis.
Fogos Filibusteiros: Brinquedos que vendem na Zonko's que disparam molhados e não aquecem. São como fogos de Artifícios, mas mais seguros.
G
Galeão: Dinheiro dos magos feito de ouro. 29 Nuques fazem um Sicle e 17 Sicles fazem um Galeão.
Goleiro: Jogador de Quadribol que impede que as Goles passem no gol.
Goles: Bola de Quadribol que marca Gol.
Grifinória: Casa de Hogwarts. É a casa de Harry, Rony, Gina e Hermione. É uma casa muito simpática e as pessoas de lá são muito boas. É dirigida pela Severa Professora Minerva MacGonagall e foi fundada por Gogrico Gryffindor.
Gringotes: É o único banco dos bruxos e é controlado por Duendes. Lá, cada pessoa tem seu próprio cofre e é o lugar mais seguro do mundo com exceção de Hogwarts pois tem dragões guardando os cofres e Gringotes fica a centenas de quilômetros abaixo de Londres. É um prédio branco que se ergue acima das lojinhas com degraus de pedras brancas. Quando se entra no Gringotes, lê-se o poema: "Entrem, estranhos, mas prestem atenção. Ao que espera o pecado da ambição. Porque os que tiram o que não ganharam. Terão é que pagar muito caro. Assim, se procuram sob o nosso chão. Um tesouro que nunca enterraram. Ladrão, você foi avisado, cuidado. Pois vai encontrar mais do que procurou". Dentro do Gringotes há um grande saguão de mármore com mais de cem duendes sentados em bancos altos atrás de um longo balcão. Para ir até os cofres, tem que passar em uma passagem estreita de pedra com uma decida íngreme. Sobe-se num vagonete e parte-se a toda velocidade por um labirinto de passagens.
Grindylow: Demônio aquático cor verde-bile com chifres pontiagudos e dedos finos e longos que são fortes, embora quebradiços. Tem dentes verdes.
Gnomos: São pequenos, com pele que mais parece couro, cabeça grande, cheia de calombos e careca, como uma batata. tem pés calosos e falam a nossa língua. Tem dentes muito afiados.
H
Hogwarts: Escola de Bruxaria mais famosa do mundo da magia.
Hogsmeade: Povoado só de bruxos. Os alunos do terceiro ano tem permissão de visitá-la. É cheia de lojas legais, e tem também a casa dos Gritos, a casa mais mal assombrada da Inglaterra.
Hipógrifo: Animal com Corpo, pernas traseiras e cauda de cavalo, asas e cabeça de águia com bicos cinza metálico e olhos laranja. Suas asas tem 4 metros e as garras das patas dianteiras tem mais de 15 cm e aspecto letal. Pode ter as cores cinza-chuva, bronze, ruão rosado, castanho brilhante e nanquim. São muito orgulhosos e se ofendem rápido. Para domar um desses, você tem que evitar piscar pois eles não confiam em pessoas que piscam muito, fazer uma reverência e esperar. Se ele retribuir, você pode tocá-lo e as vezes até montá-lo. Se ele não retribuir, é bom sair de perto depressinha porque as garras deles machucam pra valer.
Hinkypunk: Criatura de uma perna só que parece feito de fiapos de fumaça com aparência frágil e inofensiva que atrai viajantes para o brejo. Carregam uma lanterna na mão. Ele salta para a frente, a pessoa guia a luz e ele ataca.
K
Kappas: Digamos que é a evolução dos Barretes Vermelhos. São seres rastejantes da água que lembram macacos com escamas, palmípedes, cujas mãos comicham para estrangular banhistas desavisados que penetram em seus domínios. São mais comumente encontrados na Mongólia.
King's Cross: Estação Ferroviária que é a entrada para o Expresso de Hogwarts, que é na plataforma nove e meia.
L
Lembrol: Bolinha de Vidro muito parecida com uma bola de Gude. Serve para avisar quando a gente esquece de fazer algo. Basta apertar, e se você se esqueceu de algo, ele fica escarlate.
Lufa-lufa: Casa de Hogwarts. É é a casa dos justos e leais. Foi fundada por Helga Hofflepuff.
Lunascópio: Objeto que serve como tabelas lunares.
M
Mandrágoras: Erva que pode curar as crianças petrificadas no segundo livro. Faz qualquer coisa voltar a sua forma normal. Quando as mandrágoras ficam imprevisíveis e cheias de segredinhos significa que elas estão deixando a infância e quando some a acne, estão prontas para serem reenvasadas. Quando começam a tentar se mudar uma pro vaso da outra, significa que já estão adultas. É parte essencial na maioria dos antídotos, mas é perigosa pois o grito da mandrágora é fatal. Quando novas são moitas repolhudas, verde arroxeadas, e ao invés de raízes, as mandrágoras tem um bebê, ou seja, do bebê crescem as folhas. O bebê tem a pele verde-clara malhada e berra a plenos pulmões. O grito do bebê não mata, mas deixa inconsciente por várias horas. Os bebês tem punhos afiados e dentes grandes.
Mantícora: Bicho que assusta a muitos e não se deixa aproximar.
Mapa do Maroto: Mapa criado por Aluado, Almofadinhas, Pontas e Rabicho. Ele se revela quando falado as palavras "Juro Solenemente não fazer nada de bom" e então ele revela um mapa que mostra até as pessoas que estão no castelo de Hogwarts se movimentando. Para limpá-lo, basta dizer as palavras "Malfeito Feito" que ele volta a ficar branco. A primeira vista, é só um pedaço de pergaminho quadrado, gasto e sem nada escrito. Mostra também as passagens secretas.
Mata-Cão: Poção que faz um lobisomem conservar as suas faculdades mentais quando se transforma.
N
Nuque: Moeda dos magos feita de bronze. 29 Nuques fazem um Sicle e 17 Sicles fazem um Galeão.
Nimbus 2000: Foi a primeira vassoura de Harry. Muito boa. Certa vez num jogo de quadribol ela bateu no Salgueiro Lutador e ficou em mil pedaços. É Aerodinâmica e Reluzente, com cabo de Mogno e com uma longa cauda de palhas limpas e retas. A marca é escrita em ouro Próxima ao punho. A Série Nimbus tem uma ligeira queda para a cauda que em algum ano se transforma em um arrasto.
Nimbus 2001: É a vassoura de Draco Malfoy quando ele "entrou" para o time da Sonserina. Muito boa e mais veloz que a Nimbus 2000 de Harry, mas não é nada perto da Firebolt. A Série Nimbus tem uma ligeira queda para a cauda que em algum ano se transforma em um arrasto.
Noitibus Andante: Ônibus de três andares, roxo berrante que se materializa do nada. O Condutor usa uniforme roxo também. Pode-se dizer que é o transporte de emergência para Bruxos e Bruxas perdidos. Caso você precise desse ônibus, basta esticar a mão da varinha, subir a bordo, que Stanislau Shumpike e Ernesto Prang, o motorista, o levará à qualquer lugar em terra, pois é inútil em água. No Noitibus não há lugares para se sentar. Existem 12 estrados de latão ao longo das janelas e ao lado de cada cama há velas em suportes que iluminam as paredes. O Noitibus toda hora sobe nas calcadas mas não batem em nada pois as coisas que estão no caminho saltam para o lado e depois voltam ao normal quando o ônibus passa.
N.O.M's: Níveis Ordinários de Magia. É o Exame do quinto ano.
N.I.E.M's: Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia. É o diploma mais avançado de Hogwarts.
P
Pedra Filosofal: Pedra cor de sangue que produz o elixir da vida que torna quem bebe, imortal criada por Nicolal Flamel. Ela tem uma ligação com o Espelho de Ojesed pois quem olhar para o espelho e desejar ter a pedra não para usá-la em benefício próprio, poderá conseguí-la. pode transformar qualquer metal em ouro puro.
Plataforma nove e meia: Plataforma de onde sai o Expresso para Hogwarts que fica em uma barreira entre as estações nove e dez.
Pó de Flu: Pó de Flu é um pozinho mágico que serve para viajar de uma lareira para outra. Por exemplo, basta jogar uma pitada de pó de Flu em uma Lareira, entrar na chama e falar claramente um lugar que se quer ir. Tudo começará a rodar e você parará em uma lareira do lugar que você desejou ir, mas se você não falar claramente o nome do lugar, você poderá sair em outro totalmente diferente.
Poção do Morto Vivo: Poção feita quando se mistura raiz de Ásfódelo em pó a uma infusão de Losna. É uma poção para adormecer.
Poção Redutora: Tem que ficar verde-ácido. Faz algo regredir, como por exemplo, faz um sapo virar um Girino.
Poção Polissuco: Transforma uma pessoa em outra.
Pomo de Ouro: Bola de Quadribol que deve ser apanhada para o jogo acabar.
Profeta Diário: É o jornal que os bruxos lêem. Ele tem informações sobre as últimas notícias que acontecem no mundo mágico: Ministério da Magia, Azkaban, Hogwarts, Hogsmeade, etc...
R
Revelador: Parece uma borracha vermelha berrante. Serve para mostrar algo escrito com tinta invisível.
S
Salgueiro Lutador: Salgueiro plantado em Hogwarts no ano que Lupin chegou para estudar no colégio. Ele esconde uma passagem secreta que leva diretamente à casa dos Gritos, em Hogsmeade.
Sangue-Ruim: Pior nome que se pode dar aquele que não é nascido de pais bruxos.
Sangue de Unicórnio: O Sangue de unicórnio tem um tom prateado e dá vida eterna, mesmo se quem o bebe esteja a beira da morte. Porém, será uma vida amaldiçoada, pois para viver matou um ser puro que não fez mal a ninguém.
Sapos de Chocolate: Doce que vem com figurinhas de bruxos e bruxas famosas.
Sicles: Dinheiro dos magos feito de prata. 29 Nuques fazem um Sicle e 17 Sicles fazem um Galeão.
Sinistro: Cão gigantesco e espectral que assombra os cemitérios. É um mau agouro: Agouro de morte.
Sonserina: Casa de Hogwarts. É a casa mais odiada de todas. Voldemort se formou nessa casa assim como muitos outros bruxos das trevas. Foi a casa de Lucio Malfoy e agora é de seu filho, Draco. É dirigida por Severo Snape e foi fundada por Salazar Slytherin.
T
Trasgo: Monstro muito mal e feroz. São bem burros e liberam um fedor horrível como um misto de meias velhas e banheiro publico que nunca foi limpo. Tem quase 4 metros de altura, pele cinzenta e baça, um corpanzil cheio de calombos como um pedregulho e uma cabeça do tamanho de um coco. Tem pernas curtas, mas grossas como um tronco de árvore e pés chatos e calosos. Seguram um longo bastão de madeira que arrastam pelo chão pois seus braços são muito compridos. Seu passatempo preferido é ficar competindo com outro Trasgo para ver quem carrega o maior bastão.
Transfiguração Hoje: Uma série de livretos que ensinam transfiguração.
Travessa do tranco: Lugar próximo ao Beco Diagonal especializado em Magia Negra.
Trouxas: Nome dado aquelas pessoas que não têm poderes mágicos.
U
Unicórnio: Cavalo Místico altamente poderoso. Possui um único chifre em sua testa. O sangue de unicórnio tem um tom prateado e dá vida eterna, mesmo se quem o bebe esteja a beira da morte. Porém, será uma vida amaldiçoada, pois para viver matou um ser puro que não fez mal a ninguém. Os unicórnios tem pernas longas e finas. É muito bonito, com crina muito longa e bonito. Ver um unicórnio morto pode ser ao mesmo tempo muito bonito, porém, muito triste.
V
Varinhas: Cada bruxo precisa de uma varinha para fazer seus feitiços. O único lugar para se comprar Varinhas é na loja Olívaras. Todas as varinhas tem pelo de unicórnio, penas de cauda de fênix e cordas de coração de dragão. Não há duas varinhas iguais, já que não existem 2 animais iguais. Uma curiosidade: É a varinha que escolhe o dono.
Vira-tempo: Corrente com uma ampulheta que faz a gente voltar no tempo, Cada vez que se gira a ampulheta, volta-se uma hora no tempo.
Visgo-do-Diabo: Planta que se enrosca como as gavinhas de trepadeira, em qualquer coisa que esteja perto dela. Gosta da umidade e da escuridão. Para matá-la basta acender fogo.
Você-Sabe-Quem, ou Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado: Nome dado ao bruxo das trevas Voldemort, pois os demais tem medo de pronunciá-lo.
W
Wendelin, a Esquisita: Bruxa da época medieval. Como todos os outros bruxos dessa época, foi uma bruxa que ao ser descoberta, era atirada na fogueira, mas lançava um feitiço de Congelar Chamas e fingia dor. O que a caracterizava famosa, foi o fato de gostar de ser pega e ter se deixado apanhar nada menos que 47 vezes sob vários disfarces.
X
Xadrez de Bruxo: Jogo dos magos igual ao xadrez normal, mas com peças que se movem e têm vida fazendo parecer que o jogador está comandando uma tropa de batalha.
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