Relação com a mitologia



Quem nunca percebeu, mesmo que não saiba muito sobre o assunto, que J.K Rowling se baseia na mitologia grega, como por exemplo, Hermione, que na mitologia significa eloqüência, essa era filha de Helena de Tróia com Menelau (rei da Esparta).

Quem não se lembra de Fofo, o cão de três cabeças de Hagrid que guardava a entrada da Pedra Filosofal, pois então, ele também foi baseado na mitologia grega, mais precisamente em Cérbero, também um cão de três cabeças que protegia a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, onde as almas dos mortos passavam a eternidade. Ambos, Fofo e Cérbero, ficam calmos ao som de música. Porém Cérbero matava as pessoas que chegavam perto da entrada do Hades.

Há também Cassandra Vlabatsky, muitos não se lembram dela, ela é a autora de Esclarecendo o futuro. Na mitologia Cassandra era filha do rei de Tróia. O deus Apolo por gostar dela lhe deu o dom de prever o futuro, mas como ela não retribuiu seu amor, Apolo lançou-lhe uma maldição; ninguém iria acreditar nas suas previsões. Assim, quando ela avisou sobre o perigo do Cavalo de Tróia, seu pai não acreditou e Tróia foi destruída pelos inimigos.

Narcisa Malfoy, “loura, alta e magra, seria bonita se não andasse sempre com jeito de quem tem algo fedendo perto do nariz”, ela é a versão feminina de Narciso que ao ver seu reflexo no rio se apaixonou pela própria imagem por ser tão belo.

Argo Filch também foi inspirado na mitologia grega, é o nome de um deus grego que tinha cem olhos, assim podendo olhar para todos os lugares quase ao mesmo tempo, igual ao Filch que vive olhando pra todos os lugares a procura de algum aluno encrenqueiro.

A coruja Hermes que é da família dos Weasley, na mitologia grega significava mensageiro. Um nome bem apropriado para uma coruja que entrega cartas e pacotes.

A professora Minerva também foi inspirada na mitologia grega, ela era a deusa da guerra, conhecida por suas punições rigorosas e severas. Muito semelhante à Minerva McGonagall.

A quimera descrita no livro, Animais Fantásticos e onde Habitam, pertence à mitologia grega. Esse animal é um monstro com três cabeças, uma de cobra, uma de leão e a última de bode. Essa criatura lendária é aparentada à esfinge da lenda egípcia e ao cão de três cabeças, Cérbero. Sua cabeça de cobra é ligada a seu rabo, a de bode sai das costelas e a de leão fica na parte da frente do corpo.

Newton Ártemis Fido Scamander, para quem não se lembra esse é o pseudomino usado por J.K Rowling ao escrever o livro Animais Fantásticos e onde Habitam. Newton em inglês é Newt que por sua vez significa salamandras, lagartos mágicos que vivem no fogo. Ártemis vem da mitologia grega, ela era a deusa da caça, um nome bem apropriado para um estudioso de animais como Newton. Fido significa fiel em latim, nome muito comum para cachorros. Scamander é o nome de um rio mencionado na Ilíada de Homero.

Os centauros também fazem parte da mitologia grega, eles viviam nas montanhas da Grécia, onde costumavam se dar muito bem com os humanos, mas como gostavam muito de bebidas e eram fracos para estas eles arranjavam encrencas facilmente e acabaram desencadeando uma terrível guerra entre humanos e centauros, onde estes perderam e na qual os humanos se vangloriaram por muito tempo. Mas nem todos os centauros eram hostis e bestiais, Chiron, tinha um caráter nobre. Os deuses gregos Apolo e Ártemis ensinaram a Chiron as artes da medicina e da caça. Com esses ensinamentos Chiron pôde fundar uma escola onde ensinou vários heróis daquela época, como, Aquiles e Ulisses. Chiron foi ferido por uma flecha envenenada e apesar de ser imortal preferiu morrer a ficar agonizando de dor. Por ter formado muitos heróis, Zeus o transformou em uma estrela e o colocou entre a constelação de sagitário. Outra constelação, a do centauro, é uma das mais visíveis do Hemisfério Sul. Isso explica porque Ronan, Firenze e Agouro, os centauros que habitam a floresta de Hogwarts, estão sempre olhando para as estrelas prevendo o futuro.

Outro animal retirado da mitologia grega é o Hipocampo, animal aquático mencionado no livro Animais Fantásticos e onde Habitam. Misturam as palavras gregas hippos (cavalo) e a latina campus (terreno, chão). Esse animal também é chamado de Hydrippus que vem de hidro que em grego significa água. A carruagem do deus grego Posseidon era puxada por hipocampos.

Bicuço também saiu da mitologia grega, mas J.K Rowling modificou um pouco a versão verdadeira desse animal que na mitologia grega ganha o nome de Grifo. Não se sabe exatamente se esse animal veio mesmo da mitologia grega ou da mitologia indiana. Alguns afirmam que ele faz parte da mitologia grega devido à representação das criaturas ferozes. Outros dizem que faz parte da mitologia indiana devido à simbolização da coragem e da virtude. Os grifos também têm o corpo metade águia, as únicas diferenças entre eles e os hipogrifos é que os grifos têm a parte de trás do corpo de leão e os hipogrifos tem a parte traseira de cavalo. Outra diferença entre eles é que os grifos têm orelhas de cavalos, e os hipogrifos não. O deus Apolo, por exemplo, costumava montar os grifos, esses eram responsáveis por cuidarem do ouro da Hiperbórea, uma região mística. Os grifos eram tidos como criaturas malignas, mais tarde, tornaram-se adversários dos basilíscos e das serpentes.

Estes foram alguns exemplos de personagens que foram retirados da mitologia grega e que foram modificados por J.K Rowling, para serem se encaixarem nas estórias de Harry Potter, que recentemente, teve seu primeiro volume, Pedra Filosofal, traduzido para o Grego, talvez, em forma de agradecimento a Mitologia que influenciou tanto na história do bruxinho mais famoso do mundo.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.