Eu não acredito



Comentários, Chantagens, Tamanho das Fics e demais Acidentes de Percurso.

Por Claudiomir
O Autor mais Caçado da Feb!
Participação Especial de Gabriel e da Cortadora de Almas – Personagens de Apollyon.


Extraído da Fic Crônicas de um Autor Revoltado.
Tive o prazer de ser convidado a participar deste Projeto. Por que o prazer? É sempre um prazer poder expor nossa opinião, embora nem sempre concordemos uns com os outros.
Como começar? Bem... é um pouco difícil de explicar. Vamos ver se eu consigo me fazer entender através de uma conversa que tive com outro Autor(cujo nome não vou revelar por motivos óbvios). De qualquer forma, ele escreveu uma fic até o capítulo 22. Uma fic maravilhosa. E parou! Abandonou a fic! Simplesmente desistiu! Nem sequer postou um comentário ou um aviso. Nada. Simplesmente parou. Nem sequer respondeu as mensagens pedindo a razão da desistência.
De qualquer forma, ele me enviou um e-mail em off sobre Apollyon. Apresentou-se e elogiou meu trabalho. Além disso, me mostrou um monte de erros que eu estava cometendo(Autor envergonhado agora). Bem... eu e ele trocamos alguns e-mails. Com o passar do tempo, ampliamos a amizade e consegui extrair algumas informações dele, que reproduzo abaixo, conforme me lembro, como se fosse um diálogo.
- Cara, você tinha mais de 1.500 leitores, por que abandonou sua fic? – perguntei.
- Sim. Eu tinha mais de 1.500 leitores. Mas só 135 comentários. – respondeu ele.
- Tudo bem, e daí? Você era super lido! Por que não continuou? – perguntei novamente.
- Desanimei. – respondeu ele. – Você também vai desanimar. Também terá vontade de abandonar tudo e jogar para o espaço. Você também irá parar e pensar se vale a pena as horas que você gasta fazendo pesquisas e planejando os diálogos da história, se no final de um capítulo, você só receber 3 ou 4 comentários e dentre eles alguns do tipo: “Pow Pst Lg!!”.
- Tudo bem, mas pode ser só uma fase. Daqui a pouco eles comentam. – argumentei.
- Esqueça. Tem leitor que merece nunca saber o final da história. Esse tipo de leitor, realmente não se importa! – falou ele. – Eu me importo com a opinião dos meus leitores! Eu escrevo esperando que eles discutam a fic. Agora, se eles não se importam em me dar a opinião, por que eu vou me importar em continuar a escrever?
Confesso que depois disso, passei algum tempo pensativo. Eu já estava no capítulo 16 de Apollyon e não via muitos comentários. E estava sentindo o mesmo que ele sentiu. Desânimo! Frustração!
Conversei em off com outros autores e notei neles a mesma frustração. De alguns autores eu notei uma vontade de contar a história da melhor maneira possível. De outros, uma vontade muito grande de abandonar tudo.
Foi num daqueles momentos que eu pensei em parar. Em deixar isso de lado e ir fazer outra coisa. Excluir a Fic e nem me importar mais. Estava eu pensativo, e naquele momento, ouvi uma voz me dizendo assim:
- Larga mão de ser mala. Volta a escrever!!
Bem, não pensem vocês que eu ouço vozes o tempo todo. Só quando o Gabriel e a Cortadora de Almas resolvem aparecer para bater um papo. (Kakakaka! Estou brincando, eu não ouço vozes na minha cabeça. Quer dizer, quando atendo o telefone eu ouço, mas isso é normal, não é mesmo? Bem, pelo menos acho que é. Geralmente começam com Alô. Quem fala?).
Foi aí que resolvi expor minhas dúvidas para eles. Eis as respostas de ambos.
- Você ficou louco???? Se parar de escrever eu não vou poder completar a minha missão!!! Seu idiota!!! Só me faltava essa! Nunca deixei de concluir uma missão!! Volta a escrever, agora!!! – reclamou Gabriel.
- Não. – respondi eu desanimado. – Meus leitores não se interessam pela história. Ninguém quer saber sobre a história! São poucos que comentam. E geralmente, só abobrinhas! Nenhum expõe suas dúvidas! Ninguém interage com os personagens.
- Quem sabe... – comenta a Cortadora de Almas. – Se você fizer... algo... diferente um pouco?
- Diferente como??? Mandar vocês dois ameaçarem quem está lendo?? – perguntei irritado.
- Ah, meu caro e estúpido autor. – fala a Cortadora de Almas debochada. – Vem cá! Vou te ensinar o princípio mais elementar de todo o mundo. Quando você quer algo aconteça, mas não pode fazer você mesmo acontecer, você deve...
- Sim? – respondi eu interessado.
- Chantagear!!!! Que idiota! – riu a Cortadora de Almas. – Faça com que o leitor sinta que a história está nas mãos dele!!! Por que no fundo, no fundo, a história está nas mãos dele! É o leitor que decide!!
- E se não der certo? – perguntei preocupado. – E se os leitores, ainda assim, não comentarem?
- Daí você ameaça mandar eu e o Gabriel visitá-los!!! – respondeu ela sorrindo de forma sedutora. – Viu? Chantagem dupla!! Vai dar certo!
- É, pode dar certo! – respondi pensativo.
- Ele aprendeu rapidinho! – comenta Gabriel rindo. – Agora, no próximo capítulo, você poderia dizer que Hades finalmente me autorizou a ...
- Não. – respondi sorrindo cortando-o rapidamente. – Só quando tivermos 3.000 leitores!
- Sacanagem. Ele aprendeu rápido demais!! – reclamou Gabriel e saiu furioso.

Brincadeiras a parte, só um autor sabe o quanto lhe custa produzir um capítulo. Veja só uma comparação. Vou pegar uma fic que escrevo junto com a Clara Malfoy, chamada de A Maldição da Rosa Negra. No momento em que escrevo essa crônica, a fic tem um total de 381 leitores, e... 75 coments!!
Nada mal, vocês diriam. “O que mais ele quer? Ser endeusado agora? Quer que o enchamos de elogios para que publique o próximo capítulo? Ou quer que escrevamos uma ode a inteligência dele???”
Nada disso!
Autor nenhum quer isso!
O Autor só quer ouvir sua opinião.
Só isso. Mais nada. Acho que sua opinião não se resume a “Pow Posta Logo!!” ou será que sim?
Vocês nem tem idéia da força que vocês têm.
Um comentário. Um simples comentário, pode mudar toda a história. Dar um novo rumo. Mudar o destino dos personagens. Fazer com que tudo fique completamente diferente do seu plano inicial.
Portanto, seja educado.
Comente.
Não demora muito.
Você gastou pelo menos meia hora lendo um capítulo. Isso quando são Capítulos pequenos, por que às vezes você pega um autor louco como eu que posta um capítulo de.... 62 páginas. (Tudo bem, só fiz isso uma vez!).
Não gasta o dedo.
Não estraga o mouse.
Não vai ficar mais caro para quem está plugado na net.
E pode mudar o destino dos personagens. E da história como um todo! Renascido do Inferno é um exemplo claro disso!!
Sabe qual o objetivo de uma Fic? Divertir vocês e os fazerem conhecer um pouco mais sobre uma idéia que o Autor teve.
Sabe qual o Objetivo não declarado de uma Fic? Fazer vocês interagirem com os personagens.
Sabe qual o Objetivo Essencial de uma Fic? FAZER VOCÊS COMENTAREM!! (hehehehe!). Sério, pessoal. Dá um serviço danado criar uma Fic, então, quando estiverem lendo, não só Apollyon como qualquer outra fic, lembre-se do esforço do autor. Um comentário, destacando algo que você gostou ou não, é algo que agrada muito o autor(seja lá quem for!). Por isso, comente! É irritante você ler um comentário do tipo “Posta Logo!” ou “Muito Bom”! ISSO QUANDO RECEBEMOS UM COMENTÁRIO!! Frustrante, para dizer o mínimo.

Por último, o tamanho das fics. É até engraçado. Escutei essa não faz muitos dias. Não vou novamente citar nomes.
- Cara, eu ia ler tua fic. Foi muito bem recomendado, mas daí vi a quantidade de capítulos e me deu uma preguiça!! Um dia eu começo a ler!!!
Eu, confesso a vocês, fiquei sem resposta. Sério mesmo. Preguiça? Preguiça????
Ok!
Vou começar e terminar uma fic em um único parágrafo. Prontos? Lá vai!
“E ele venceu a guerra! A guerra entre a luz e as trevas estava terminada! Agora... bem, era hora de fazer as coisas acontecerem!”

Pronto! Eis uma fic! Eu não contei nada! Não contei quem são os personagens! Nem sequer mencionei como a guerra acabou! Não informei quem venceu a guerra! Fui rápido. Fui conciso. Fui dinâmico! Acho que vocês ficaram orgulhosos do tamanho dessa fic. Uma linha e meia. E agora? Ainda sente preguiça????
Preguiça? Faça-me o favor! Não insulte a inteligência de um autor. A maior parte de nós sabe o que se esconde por trás de vossos comentários. Dos poucos que recebemos, é claro.
Como se vocês não tivessem esperado quase uma década para poderem conhecer a Saga de Harry Potter do início ao final. Quase 4.000 páginas. E agora... ainda vai alegar preguiça???
Tá! Faz de conta que eu acredito. Como diria a Cortadora de Almas: ”Me engana que eu gosto!”
E agora? Ficou com vontade de comentar?? Pense nisso quando terminar de ler um capítulo de seu autor favorito!

Um abraço,
Claudiomir
O Autor mais Ameaçado da Feb

- É melhor que comentem. Ou eu vou ter que ir conversar com você... pessoalmente! – rosna Gabriel enquanto substitui o pente de munição de seu fuzil de combate G-36 e sorri de forma perversa ao engatilhar o mesmo. – Entendeu? – pergunta ele.
- Hei! Não vamos matar ninguém aqui? – pergunta a Cortadora de Almas irritada. – Eu vou acabar enferrujando, desse jeito! Espere! Tem um leitor ali que está sem vontade de comentar. Ele é Meu!!! Vem cá, seu folgado!! Gabriel! Segura ele que eu fatio!! Rápido!! Não deixa ele escapar!!!!

Agora, sim, é o final. Ou o começo... depende, como sempre, de vocês!

Compartilhe!

anúncio

Comentários (63)

  • Penny Moraes

     Olá!  Sou leitora da F&B há 5 maravilhos anos, nos quais li incontáveis fanfics, e comentários mesmo este é o primeiro, pois quando comecei foram eu e minha amiga, que somos viciadas em HP e sempre discutimos entre nós as hitórias que mais gostamos e as que odiamos.  Mas nunca havia parado pra pensar que talvez o autor gostasse de saber a nossa opnião, achava que os comentários eram só dos amigos do escritor, mas agora que vi desta perspectiva percebo que realmente  deve ser frustrante você escrever para o vento como disse um colega a cima.  Gostaria porem de deixar aqui registrado a minha indignação ao me deparar com tamanho desrespeito a língua portuguesa que encontramos em diversas fics (não no seu trabalho pois essa foi a primeira fic sua que li e realmente gostei muito), pois notasse que não são erros de digitação mais sim por não terem vontade de escrever corretamente, como professora fico envergonhada. Peço para que vocês autores que irão ler esta fic e comentários que façam como este autor e se esmerem nos seus trabalhos.   Parabéns você sabe se expressar muito bem e abordou um assunto realmente muito interessante, vou de agora em diante postar minhas opniões para que assim possa fazer a diferença. Lhe atribuo nota 5 pois não é possível dar 100, mas se tivesse com certeza lhe daria. Continui assim encantando e divertindo muitos leitores. Abraços e até suas próximas fanfics.

    2011-07-23
  • Padfoot Fletcher

    Eu imagino como deve ser... eu nao escrevo fics, mas pretendo. tenho muitas ideias, mas não sei coloca-las do mesmo jeito que muitos conseguem.Sou nova aqui no FEB e to procurando fics boas, sabe? E quando encontrar uma que realmente me prenda, eu quero fazer parte. quero comentar, quero discutir, assim como faço com minhas amigas no msn. Acho que "legal, posta mais" é uma coisa da boca pra fora, porque >pra mim< a pessoa só quer mesmo que você continue postando. mas você nao precisa disso, você quer incentivo, quer um carinho (ou nao, hahah), quer um pouquinho de atenção também. Quer fazer com que sua história valha a pena. E você ta completamente certo! Não é querer só elogios, é querer interação! Enfim, parabéns Claudiomir. Espero que isso abra os olhos das pessoas. :)

    2011-07-20
  • Lucas Rodrigues

    Há muito tempo atrás eu vinha aqui todos os dias, simplesmente, parei de entrar na FEB, do nada. Sem explicação.   Hoje, conversando com o meu melhor amigo, conversa vai e conversa vem. Fico sabendo que ambos visitavam a FEB antes de um conhecer o outro - várias coisas, além da FEB -, e é como se estivesse escrito. Resolvi alí, entrar na FEB e procurar alguma coisa pra ler.   Abri todos os tópicos que pude. Passei o olho em algumas e achei essa interessante. Queria saber o que tinha nesse título, mesmo eu não gostando de imaginar coisas, digamos, quentes demais para Harry Potter (pq pra mim, HP não é isso). Daí comecei a ler esse desabafo... Vi quantos comentários tem aqui, depois de um discurso desse porte e ainda não acredito que ainda tem tão poucos comentários, depois desse "Wake Up" que o autor deu.   Quero lhe dar os parabéns, Claudomir. Achei bastante interessante o que você postou e vou procurar ler suas fics, e comentar (é claro). Eu tenho várias idéias na minha cabeça, mas acabo não pondo no papel por simplesmente achar que ninguém vai ler, ou quem vai ler, não vai comentar sobre o que está ali escrito... Uma pena. Enfim, novamente, parabéns pelo texto. Incrivelmente delicioso para quem tem o senso do perceptível e das boas palavras.

    2011-07-20
  • Iuri Morais do Amaral

    Concrdo plenamente. S Deus sabe quantas vezes comecei a escrever e parei ou porque não tinha comentários ou porque eram da famosa estirpe do "pow pst lg!". Ah, claro. Sua fic é maravilhosa. E juro que vou comentar, ok? Eu tenho medo da Cortadora de Almas.

    2011-07-19
  • May Evans

    Fantástico. Com certeza você disse exatamente o que todos os autores querem dizer, mas ficam com medo de causarem uma má impressão. Você foi corajoso e se expressou tão bem que me senti lendo uma história! Pelo visto és um ótimo escritor. A questão é que não há a mínima razão de escrever para o vento. Não há a mínima motivação nisso. Você posta capítulos e mais capítulos e ninguém sequer comenta sobre o que você escreveu. Sobre a reviravolta na história, o diálogo dos personagens que você passou noites se esforçando para escrever e ficar satisfeito. Pensando no que? Nos leitores. (Certamente eles não gostariam de um 'oi, tudo bem?' 'tudo bem, e com vc, tudo bem?'). E como eles agradecem? Não agradecem. Não dizem nada. Você está por aí, a escrever ao vento. Mesmo que se saiba que existe gente lendo (pelas visualizações), a impressão que dá é que não agradou. Não foi o suficiente. Não prendeu. Não era o que a pessoa estava procurando, já que ela mal pôde perder dez segundos e comentar. E não é uma sensação nada agradável. Não é justo fazer uma pessoa gastar horas, dias, semanas praticamente escrevendo para VOCÊ e não comentar sobre o que achou. Sobre o esforço. E ainda vêm pedir mais capítulos. Como assim? Você resumiu tudo, tô contigo e não abro. :DCertamente muitos leitores virão aqui ler, e não vão comentar, mas... Vão começar a pensar no assunto ;).

    2011-07-19
  • Bella Lerush

    Sabe, eu adoro ler fics. E quanto maior elas forem, melhor! Não escrevo fics, não tenho paciência! Mas o que você disse me fez pensar sobre isso, vocês gastam muito tempo fazendo cada capítulo... O mínimo é algum reconhecimento! Acho que vou passar a pensar nisso daqui pra frente! Obrigada

    2011-07-17
  • Juuuuuliana

    Nossa! Que puta puxão de orelhas, braços, pernas, cabeças, ...rs' Mas é isso ae..Post mais que necessário...achu q depois dessa esse banda d leitores preguiçosos deram uma acordada.[assim esperoO] "Juro solenemente não fazer nada de bom e postar comentários...comentários de verdade nas próximas fic's q eu ler!" - Juh [sua nova fã] PS/ Morro de medo desses seus amigos...><' =*

    2011-07-16
  • madahh

    pois é, além da falta de tempo[que agora me impede completamente de ler fanfics. ;_;] a falta de comentários foi um dos motivos de eu parar de escrever. A gente pena pra ter uma idéia boa, um enredo interessante, gasta horas na frente do computador escrevendo, começa a postar, um monte de gente lê e quase ninguém comenta. Vivi assim nos fandoms por uns cinco anos, aí ano passado eu meio que parei de escrever. Desanimei total. Simplesmente não conseguia escrever uma linha que prestasse. Esse ano eu parei completamente[por causa da já mencionada falta de tempo]. Até planejo voltar um dia e tals, mas confesso que vai ser difícil. Incrível como a falta de comentários me fez parar de fazer algo de que eu gostava tanto, sabe.  Obrigada por postar isso, quem sabe as pessoas mudem, né?

    2011-07-15
  • Elisa Carvalho

    Só por este texto percebi que vc escreve muito bem. Vou ler todas as suas fics. Devem ser ótimas! Sinceramente, eu amo capítulos e fics gigantescas, quanto mais melhor quando os autores são bons como vc. Prepare-se para ver bombardeios de comentários meus nas suas fics! hehehe

    2011-07-14
  • Marjory PS

    Eu escrevo a 4 anos (tenho 14 agora), já escrevi milhares de fics, textos, songs e tudo o mais. É muito bom quando recebo um e-mail dizendo "voce tem um comentário" ou coisa assim, mas o que frusta realmente é ir lá olhar e... 'gostei, posta +'Eu não sei se a pessoa ta falando isso de coração, se ela gosta de qual personagem, se ela está interessada em saber o final... Eu adoro até quando vem me falar o que querem que aconteça!Por exemplo... eu tenho uma fic de Harry Potter que só mostro pra umas pessoas bem íntimas. Porque? Porque eu comecei a postar ela, e os comentários que eu recebia eram todos do tipo 'qro +'. Mas esses meus amigos íntimos não... eles me estimularam, me perguntavam o que ia acontecer, interagiam com os personagens (até brigavam com eles, haha). Tanto é que essa minha história dem 2 finais, porque fiz um e minha amiga não gostou, então fiz outro. Não é só porque ela era minha amiga, mas sim porque ela me acompanhou do inicio ao fim e me auxiliou com suas sugestões.A pior coisa pra um escritor é não ter o valor merecido. Ei escrevo porque sou apaixonada por isso, não sou um gênio da escrita, mas também não sou um lixo daqueles que escreve errado e não tem enredo nenhum! Todos os autores deveriam ganhar no mínimo um comentário do tamanho desse meu aqui por capítulo! Só pelo esforço da pesquisa que teve que fazer, do tempo que disponibilizou para estar escrevendo! Quantas jantas eu já não perdi, quantas saídas, quantas vezes já não me atrasei só porque não tinha a confirmação de capítulo postado!   Ok, desabafei demais aqui, né?PS: Eu não entrei nisso aqui pelo título, ok? Quer dizer, de certo modo sim. Eu li o título e pensei "se colocou desta forma, tem alguma coisa ai", e não me decepcionei.Obrigada!

    2011-07-07
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.