Eu não acredito
Comentários, Chantagens, Tamanho das Fics e demais Acidentes de Percurso.
Por Claudiomir
O Autor mais Caçado da Feb!
Participação Especial de Gabriel e da Cortadora de Almas – Personagens de Apollyon.
Extraído da Fic Crônicas de um Autor Revoltado.
Tive o prazer de ser convidado a participar deste Projeto. Por que o prazer? É sempre um prazer poder expor nossa opinião, embora nem sempre concordemos uns com os outros.
Como começar? Bem... é um pouco difícil de explicar. Vamos ver se eu consigo me fazer entender através de uma conversa que tive com outro Autor(cujo nome não vou revelar por motivos óbvios). De qualquer forma, ele escreveu uma fic até o capítulo 22. Uma fic maravilhosa. E parou! Abandonou a fic! Simplesmente desistiu! Nem sequer postou um comentário ou um aviso. Nada. Simplesmente parou. Nem sequer respondeu as mensagens pedindo a razão da desistência.
De qualquer forma, ele me enviou um e-mail em off sobre Apollyon. Apresentou-se e elogiou meu trabalho. Além disso, me mostrou um monte de erros que eu estava cometendo(Autor envergonhado agora). Bem... eu e ele trocamos alguns e-mails. Com o passar do tempo, ampliamos a amizade e consegui extrair algumas informações dele, que reproduzo abaixo, conforme me lembro, como se fosse um diálogo.
- Cara, você tinha mais de 1.500 leitores, por que abandonou sua fic? – perguntei.
- Sim. Eu tinha mais de 1.500 leitores. Mas só 135 comentários. – respondeu ele.
- Tudo bem, e daí? Você era super lido! Por que não continuou? – perguntei novamente.
- Desanimei. – respondeu ele. – Você também vai desanimar. Também terá vontade de abandonar tudo e jogar para o espaço. Você também irá parar e pensar se vale a pena as horas que você gasta fazendo pesquisas e planejando os diálogos da história, se no final de um capítulo, você só receber 3 ou 4 comentários e dentre eles alguns do tipo: “Pow Pst Lg!!”.
- Tudo bem, mas pode ser só uma fase. Daqui a pouco eles comentam. – argumentei.
- Esqueça. Tem leitor que merece nunca saber o final da história. Esse tipo de leitor, realmente não se importa! – falou ele. – Eu me importo com a opinião dos meus leitores! Eu escrevo esperando que eles discutam a fic. Agora, se eles não se importam em me dar a opinião, por que eu vou me importar em continuar a escrever?
Confesso que depois disso, passei algum tempo pensativo. Eu já estava no capítulo 16 de Apollyon e não via muitos comentários. E estava sentindo o mesmo que ele sentiu. Desânimo! Frustração!
Conversei em off com outros autores e notei neles a mesma frustração. De alguns autores eu notei uma vontade de contar a história da melhor maneira possível. De outros, uma vontade muito grande de abandonar tudo.
Foi num daqueles momentos que eu pensei em parar. Em deixar isso de lado e ir fazer outra coisa. Excluir a Fic e nem me importar mais. Estava eu pensativo, e naquele momento, ouvi uma voz me dizendo assim:
- Larga mão de ser mala. Volta a escrever!!
Bem, não pensem vocês que eu ouço vozes o tempo todo. Só quando o Gabriel e a Cortadora de Almas resolvem aparecer para bater um papo. (Kakakaka! Estou brincando, eu não ouço vozes na minha cabeça. Quer dizer, quando atendo o telefone eu ouço, mas isso é normal, não é mesmo? Bem, pelo menos acho que é. Geralmente começam com Alô. Quem fala?).
Foi aí que resolvi expor minhas dúvidas para eles. Eis as respostas de ambos.
- Você ficou louco???? Se parar de escrever eu não vou poder completar a minha missão!!! Seu idiota!!! Só me faltava essa! Nunca deixei de concluir uma missão!! Volta a escrever, agora!!! – reclamou Gabriel.
- Não. – respondi eu desanimado. – Meus leitores não se interessam pela história. Ninguém quer saber sobre a história! São poucos que comentam. E geralmente, só abobrinhas! Nenhum expõe suas dúvidas! Ninguém interage com os personagens.
- Quem sabe... – comenta a Cortadora de Almas. – Se você fizer... algo... diferente um pouco?
- Diferente como??? Mandar vocês dois ameaçarem quem está lendo?? – perguntei irritado.
- Ah, meu caro e estúpido autor. – fala a Cortadora de Almas debochada. – Vem cá! Vou te ensinar o princípio mais elementar de todo o mundo. Quando você quer algo aconteça, mas não pode fazer você mesmo acontecer, você deve...
- Sim? – respondi eu interessado.
- Chantagear!!!! Que idiota! – riu a Cortadora de Almas. – Faça com que o leitor sinta que a história está nas mãos dele!!! Por que no fundo, no fundo, a história está nas mãos dele! É o leitor que decide!!
- E se não der certo? – perguntei preocupado. – E se os leitores, ainda assim, não comentarem?
- Daí você ameaça mandar eu e o Gabriel visitá-los!!! – respondeu ela sorrindo de forma sedutora. – Viu? Chantagem dupla!! Vai dar certo!
- É, pode dar certo! – respondi pensativo.
- Ele aprendeu rapidinho! – comenta Gabriel rindo. – Agora, no próximo capítulo, você poderia dizer que Hades finalmente me autorizou a ...
- Não. – respondi sorrindo cortando-o rapidamente. – Só quando tivermos 3.000 leitores!
- Sacanagem. Ele aprendeu rápido demais!! – reclamou Gabriel e saiu furioso.
Brincadeiras a parte, só um autor sabe o quanto lhe custa produzir um capítulo. Veja só uma comparação. Vou pegar uma fic que escrevo junto com a Clara Malfoy, chamada de A Maldição da Rosa Negra. No momento em que escrevo essa crônica, a fic tem um total de 381 leitores, e... 75 coments!!
Nada mal, vocês diriam. “O que mais ele quer? Ser endeusado agora? Quer que o enchamos de elogios para que publique o próximo capítulo? Ou quer que escrevamos uma ode a inteligência dele???”
Nada disso!
Autor nenhum quer isso!
O Autor só quer ouvir sua opinião.
Só isso. Mais nada. Acho que sua opinião não se resume a “Pow Posta Logo!!” ou será que sim?
Vocês nem tem idéia da força que vocês têm.
Um comentário. Um simples comentário, pode mudar toda a história. Dar um novo rumo. Mudar o destino dos personagens. Fazer com que tudo fique completamente diferente do seu plano inicial.
Portanto, seja educado.
Comente.
Não demora muito.
Você gastou pelo menos meia hora lendo um capítulo. Isso quando são Capítulos pequenos, por que às vezes você pega um autor louco como eu que posta um capítulo de.... 62 páginas. (Tudo bem, só fiz isso uma vez!).
Não gasta o dedo.
Não estraga o mouse.
Não vai ficar mais caro para quem está plugado na net.
E pode mudar o destino dos personagens. E da história como um todo! Renascido do Inferno é um exemplo claro disso!!
Sabe qual o objetivo de uma Fic? Divertir vocês e os fazerem conhecer um pouco mais sobre uma idéia que o Autor teve.
Sabe qual o Objetivo não declarado de uma Fic? Fazer vocês interagirem com os personagens.
Sabe qual o Objetivo Essencial de uma Fic? FAZER VOCÊS COMENTAREM!! (hehehehe!). Sério, pessoal. Dá um serviço danado criar uma Fic, então, quando estiverem lendo, não só Apollyon como qualquer outra fic, lembre-se do esforço do autor. Um comentário, destacando algo que você gostou ou não, é algo que agrada muito o autor(seja lá quem for!). Por isso, comente! É irritante você ler um comentário do tipo “Posta Logo!” ou “Muito Bom”! ISSO QUANDO RECEBEMOS UM COMENTÁRIO!! Frustrante, para dizer o mínimo.
Por último, o tamanho das fics. É até engraçado. Escutei essa não faz muitos dias. Não vou novamente citar nomes.
- Cara, eu ia ler tua fic. Foi muito bem recomendado, mas daí vi a quantidade de capítulos e me deu uma preguiça!! Um dia eu começo a ler!!!
Eu, confesso a vocês, fiquei sem resposta. Sério mesmo. Preguiça? Preguiça????
Ok!
Vou começar e terminar uma fic em um único parágrafo. Prontos? Lá vai!
“E ele venceu a guerra! A guerra entre a luz e as trevas estava terminada! Agora... bem, era hora de fazer as coisas acontecerem!”
Pronto! Eis uma fic! Eu não contei nada! Não contei quem são os personagens! Nem sequer mencionei como a guerra acabou! Não informei quem venceu a guerra! Fui rápido. Fui conciso. Fui dinâmico! Acho que vocês ficaram orgulhosos do tamanho dessa fic. Uma linha e meia. E agora? Ainda sente preguiça????
Preguiça? Faça-me o favor! Não insulte a inteligência de um autor. A maior parte de nós sabe o que se esconde por trás de vossos comentários. Dos poucos que recebemos, é claro.
Como se vocês não tivessem esperado quase uma década para poderem conhecer a Saga de Harry Potter do início ao final. Quase 4.000 páginas. E agora... ainda vai alegar preguiça???
Tá! Faz de conta que eu acredito. Como diria a Cortadora de Almas: ”Me engana que eu gosto!”
E agora? Ficou com vontade de comentar?? Pense nisso quando terminar de ler um capítulo de seu autor favorito!
Um abraço,
Claudiomir
O Autor mais Ameaçado da Feb
- É melhor que comentem. Ou eu vou ter que ir conversar com você... pessoalmente! – rosna Gabriel enquanto substitui o pente de munição de seu fuzil de combate G-36 e sorri de forma perversa ao engatilhar o mesmo. – Entendeu? – pergunta ele.
- Hei! Não vamos matar ninguém aqui? – pergunta a Cortadora de Almas irritada. – Eu vou acabar enferrujando, desse jeito! Espere! Tem um leitor ali que está sem vontade de comentar. Ele é Meu!!! Vem cá, seu folgado!! Gabriel! Segura ele que eu fatio!! Rápido!! Não deixa ele escapar!!!!
Agora, sim, é o final. Ou o começo... depende, como sempre, de vocês!
Comentários (63)
Tenho que admitir que quando era apenas uma leitora morria de raiva dos escritores que demoravam a postar um capítulo, só me dava ao trabalho de fazer um comentário quando era para falar “Posta logo!” ou então “Próximo capítulo?”... Ignorava todas as Notas dos Autores (N/A) que encontrava pelo caminho. A coisa foi piorando, confesso, havia revolta nos meus raros comentários. Isso quando não pegava uma fic com seus vinte e poucos capítulos e clicava loucamente no “Próximo Capítulo, Próximo Capítulo”. Meu primeiro comentário em uma fanfic só aconteceu quando revoltada com a demora de novas postagens resolvi perder míseros segundos lendo o N/A da autora e me deparei com algo que soava a um suicídio da história... Ela havia desistido, fácil assim. Era a solução que a autora havia encontrado ao longo de páginas e páginas escritas, ela parou de escrever. “Como assim?” – Eu me perguntava indignada. – “A melhor história que eu já li, e ela desistiu?”. E lá estava a resposta para a minha pergunta, mais de cem leitores e sem um mísero comentário em todos aqueles capítulos! Eu, a garota que nunca perdia tempo comentando, fiquei possessa com aquilo! Só por causa disso ela parou de escrever? Foi quando eu bolei o melhor comentário de todos, ao invés do “posta logo” eu justifiquei o porque ela não devia parar de escrever... Quisera eu que isso tivesse dado algum resultado! (A fic saiu do ar mesmo assim). Só agora, enquanto escrevo esse comentário, que já passou dos limites, percebo o que a minha atitude daquele momento em diante, ocasionou em todas as outras fic’s... Quantos autores não assassinaram a história por não receberem comentários? Não digo que eles só continuaram porque eu comentei, quisera eu ter todo esse poder de persuasão, mas quantos leitores eu ajudei a ficarem motivados ao postar um único e simples comentário? Hoje em dia me atrevo a escrever uma fic, e me revolto com os comentários dos meus “eu’s passado”, embora eu precise confessar a felicidade por ter meus 52 leitores, é frustrante os 4 ou 5 comentários que recebo. A melhor idéia que tive para “chantagear” as 52 pessoas foi prometendo o “capítulo seguinte” para aquele leitor que melhor se justificasse o do porque estava gostando da fic... “Agora eles vão comentar!” – Estava certa disso, o F5 do meu computador estava até perdendo a cor, de tanto que era usado, mas não, mesmo assim não consigo me sentir satisfeita pelos 6 ou 7 comentários que estava recebendo... Resumindo: os leitores nunca vão entender o que significa um comentário para o autor de uma fanfic, até se depararem com uma boa história na FEB, que morreu. E a culpa, eu sei muito bem, será dos leitores e não dos autores. ):PS: Eu sei que esse cometário ocupou uma página inteira do Word, mas não poderia deixar de entrar na causa!Ana CR.
2012-02-24Concordo plenamente com isso... Caramba as pessoas deviam se mancar e comentar caramba. Querem que o autor escreva e ainda ficam exigindo sem dar nada em troca?! o que é um comentario? aff's... bom nunca li nenhuma fanfic sua mas quero ler... sinceramente.... vontade de bater em certos leitores né? kkkkk BJINHO E NÃO ABANDONE SUA FANFIC POIS CONCERTEZA É BOA!
2012-02-22É por isso que faço sempre questão de comentar uma fic, mesmo que já tenha sido terminada. É tão realizador quando fico sanbendo que estão gostando do que escrevi, que não vejo porque não dar esse sentimento para outros, a maioria autores que admiro demais. Agora fala sério, a criatura ficou com preguiça de ler a fanfic porque está grande? Assim que é bom! Lembro-me que cada capítulo que eu postava eram páginas e páginas do Word, e eu ainda me queixava de estar pequeno \o/.Espero que muitas pessoas leiam isso e se conscientizem do quão importante para os autores é quando o leitor faz um comentário construtivo.
2012-02-05Pxa, eu concordo e discordo sabe. Tipo, eu fico bem chatiada quando não comentam, parece que estamos escrevendo para o nada. Mas se escreverem apenas um "pow posta" eu jah fico contente, sinal que estou no caminho certo. Rs, sei lah!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2012-01-02Concordo plenamente com a posição dos leitores em relação aos comments. Mas acho que nao e não comentarem que devemos desistir. Frustação, sem dúvida. Mas a verdade é que os poucos que comentam dão-nos motivação, força e esperança...Devemos continuar por esses e pelo prazer que escrever nos dá e não guiar-nos pela frustação que nos destrói. Nenhum leitor deve ser perguiçoso, nisso concordamos.
2012-01-01Nossa, eu adorei esse sermão, tá dito tudo! Alguns comentários motivam o autor, a história,até a imaginação!Pregiça de ler Fics? NUNCA! Eu adoro quando é uma história beeem comprida... Sempre comento!Eu também tô meio decepcionada por ninguém ter comentado na minha ainda (Harry Potter e a última reliquía), mas estou me contentando com vizualizações, por enquanto... Dá uma passada lá!Adorei! De verdade!
2011-12-30Vc falou tudo.. Sempre comento quando leio fic sejam boas ou não tao boas assim.. Mais enfim, ningas comenta nas minhas =(( triste mil aqui.
2011-12-26OIEEEE SAUDADES MILLLLL
2011-12-18preciso dizer que você disse tudo? sou escritora a quase um ano e posto mais cara me dá uma depre vê que ninguém comenta, nossa eu até estou pensando em parar sinceramente e você disse tudo, parabéns mas mesmo milhares de pessoas lendo, quantas delas que leem comenta quase nenhuma é realmente triste
2011-12-11Você é sempre genial em tudo o que escreve Claus. Eu mesma passei por isso!!! Minha vida estava uma loucura e recebia, na minha fic principal que optei em não colocar NC, pouquíssimos cosimos comentários. Desisti...desisti de escrever... Um ano e meio depois eu voltei, por insistência da Artemis, e quase desisti logo depois. Ainda não consigo ler o volume de fics que lia antes de desistir da FeB, mas aos poucos estou relendo todas as minhas fics marcadas, sempre tendo o cuidado de comentar, ou pelo menos sinalizar que passei por ali... Adoraria que esse seu apelo mudasse a postura de alguns leitores!! p.s. Sinto saudade de nossas conversas, mas estamos sol e lua...Quando vc está on no msn eu estou off,quando está off eu estou on!!
2011-11-27