Eu não acredito
Comentários, Chantagens, Tamanho das Fics e demais Acidentes de Percurso.
Por Claudiomir
O Autor mais Caçado da Feb!
Participação Especial de Gabriel e da Cortadora de Almas – Personagens de Apollyon.
Extraído da Fic Crônicas de um Autor Revoltado.
Tive o prazer de ser convidado a participar deste Projeto. Por que o prazer? É sempre um prazer poder expor nossa opinião, embora nem sempre concordemos uns com os outros.
Como começar? Bem... é um pouco difícil de explicar. Vamos ver se eu consigo me fazer entender através de uma conversa que tive com outro Autor(cujo nome não vou revelar por motivos óbvios). De qualquer forma, ele escreveu uma fic até o capítulo 22. Uma fic maravilhosa. E parou! Abandonou a fic! Simplesmente desistiu! Nem sequer postou um comentário ou um aviso. Nada. Simplesmente parou. Nem sequer respondeu as mensagens pedindo a razão da desistência.
De qualquer forma, ele me enviou um e-mail em off sobre Apollyon. Apresentou-se e elogiou meu trabalho. Além disso, me mostrou um monte de erros que eu estava cometendo(Autor envergonhado agora). Bem... eu e ele trocamos alguns e-mails. Com o passar do tempo, ampliamos a amizade e consegui extrair algumas informações dele, que reproduzo abaixo, conforme me lembro, como se fosse um diálogo.
- Cara, você tinha mais de 1.500 leitores, por que abandonou sua fic? – perguntei.
- Sim. Eu tinha mais de 1.500 leitores. Mas só 135 comentários. – respondeu ele.
- Tudo bem, e daí? Você era super lido! Por que não continuou? – perguntei novamente.
- Desanimei. – respondeu ele. – Você também vai desanimar. Também terá vontade de abandonar tudo e jogar para o espaço. Você também irá parar e pensar se vale a pena as horas que você gasta fazendo pesquisas e planejando os diálogos da história, se no final de um capítulo, você só receber 3 ou 4 comentários e dentre eles alguns do tipo: “Pow Pst Lg!!”.
- Tudo bem, mas pode ser só uma fase. Daqui a pouco eles comentam. – argumentei.
- Esqueça. Tem leitor que merece nunca saber o final da história. Esse tipo de leitor, realmente não se importa! – falou ele. – Eu me importo com a opinião dos meus leitores! Eu escrevo esperando que eles discutam a fic. Agora, se eles não se importam em me dar a opinião, por que eu vou me importar em continuar a escrever?
Confesso que depois disso, passei algum tempo pensativo. Eu já estava no capítulo 16 de Apollyon e não via muitos comentários. E estava sentindo o mesmo que ele sentiu. Desânimo! Frustração!
Conversei em off com outros autores e notei neles a mesma frustração. De alguns autores eu notei uma vontade de contar a história da melhor maneira possível. De outros, uma vontade muito grande de abandonar tudo.
Foi num daqueles momentos que eu pensei em parar. Em deixar isso de lado e ir fazer outra coisa. Excluir a Fic e nem me importar mais. Estava eu pensativo, e naquele momento, ouvi uma voz me dizendo assim:
- Larga mão de ser mala. Volta a escrever!!
Bem, não pensem vocês que eu ouço vozes o tempo todo. Só quando o Gabriel e a Cortadora de Almas resolvem aparecer para bater um papo. (Kakakaka! Estou brincando, eu não ouço vozes na minha cabeça. Quer dizer, quando atendo o telefone eu ouço, mas isso é normal, não é mesmo? Bem, pelo menos acho que é. Geralmente começam com Alô. Quem fala?).
Foi aí que resolvi expor minhas dúvidas para eles. Eis as respostas de ambos.
- Você ficou louco???? Se parar de escrever eu não vou poder completar a minha missão!!! Seu idiota!!! Só me faltava essa! Nunca deixei de concluir uma missão!! Volta a escrever, agora!!! – reclamou Gabriel.
- Não. – respondi eu desanimado. – Meus leitores não se interessam pela história. Ninguém quer saber sobre a história! São poucos que comentam. E geralmente, só abobrinhas! Nenhum expõe suas dúvidas! Ninguém interage com os personagens.
- Quem sabe... – comenta a Cortadora de Almas. – Se você fizer... algo... diferente um pouco?
- Diferente como??? Mandar vocês dois ameaçarem quem está lendo?? – perguntei irritado.
- Ah, meu caro e estúpido autor. – fala a Cortadora de Almas debochada. – Vem cá! Vou te ensinar o princípio mais elementar de todo o mundo. Quando você quer algo aconteça, mas não pode fazer você mesmo acontecer, você deve...
- Sim? – respondi eu interessado.
- Chantagear!!!! Que idiota! – riu a Cortadora de Almas. – Faça com que o leitor sinta que a história está nas mãos dele!!! Por que no fundo, no fundo, a história está nas mãos dele! É o leitor que decide!!
- E se não der certo? – perguntei preocupado. – E se os leitores, ainda assim, não comentarem?
- Daí você ameaça mandar eu e o Gabriel visitá-los!!! – respondeu ela sorrindo de forma sedutora. – Viu? Chantagem dupla!! Vai dar certo!
- É, pode dar certo! – respondi pensativo.
- Ele aprendeu rapidinho! – comenta Gabriel rindo. – Agora, no próximo capítulo, você poderia dizer que Hades finalmente me autorizou a ...
- Não. – respondi sorrindo cortando-o rapidamente. – Só quando tivermos 3.000 leitores!
- Sacanagem. Ele aprendeu rápido demais!! – reclamou Gabriel e saiu furioso.
Brincadeiras a parte, só um autor sabe o quanto lhe custa produzir um capítulo. Veja só uma comparação. Vou pegar uma fic que escrevo junto com a Clara Malfoy, chamada de A Maldição da Rosa Negra. No momento em que escrevo essa crônica, a fic tem um total de 381 leitores, e... 75 coments!!
Nada mal, vocês diriam. “O que mais ele quer? Ser endeusado agora? Quer que o enchamos de elogios para que publique o próximo capítulo? Ou quer que escrevamos uma ode a inteligência dele???”
Nada disso!
Autor nenhum quer isso!
O Autor só quer ouvir sua opinião.
Só isso. Mais nada. Acho que sua opinião não se resume a “Pow Posta Logo!!” ou será que sim?
Vocês nem tem idéia da força que vocês têm.
Um comentário. Um simples comentário, pode mudar toda a história. Dar um novo rumo. Mudar o destino dos personagens. Fazer com que tudo fique completamente diferente do seu plano inicial.
Portanto, seja educado.
Comente.
Não demora muito.
Você gastou pelo menos meia hora lendo um capítulo. Isso quando são Capítulos pequenos, por que às vezes você pega um autor louco como eu que posta um capítulo de.... 62 páginas. (Tudo bem, só fiz isso uma vez!).
Não gasta o dedo.
Não estraga o mouse.
Não vai ficar mais caro para quem está plugado na net.
E pode mudar o destino dos personagens. E da história como um todo! Renascido do Inferno é um exemplo claro disso!!
Sabe qual o objetivo de uma Fic? Divertir vocês e os fazerem conhecer um pouco mais sobre uma idéia que o Autor teve.
Sabe qual o Objetivo não declarado de uma Fic? Fazer vocês interagirem com os personagens.
Sabe qual o Objetivo Essencial de uma Fic? FAZER VOCÊS COMENTAREM!! (hehehehe!). Sério, pessoal. Dá um serviço danado criar uma Fic, então, quando estiverem lendo, não só Apollyon como qualquer outra fic, lembre-se do esforço do autor. Um comentário, destacando algo que você gostou ou não, é algo que agrada muito o autor(seja lá quem for!). Por isso, comente! É irritante você ler um comentário do tipo “Posta Logo!” ou “Muito Bom”! ISSO QUANDO RECEBEMOS UM COMENTÁRIO!! Frustrante, para dizer o mínimo.
Por último, o tamanho das fics. É até engraçado. Escutei essa não faz muitos dias. Não vou novamente citar nomes.
- Cara, eu ia ler tua fic. Foi muito bem recomendado, mas daí vi a quantidade de capítulos e me deu uma preguiça!! Um dia eu começo a ler!!!
Eu, confesso a vocês, fiquei sem resposta. Sério mesmo. Preguiça? Preguiça????
Ok!
Vou começar e terminar uma fic em um único parágrafo. Prontos? Lá vai!
“E ele venceu a guerra! A guerra entre a luz e as trevas estava terminada! Agora... bem, era hora de fazer as coisas acontecerem!”
Pronto! Eis uma fic! Eu não contei nada! Não contei quem são os personagens! Nem sequer mencionei como a guerra acabou! Não informei quem venceu a guerra! Fui rápido. Fui conciso. Fui dinâmico! Acho que vocês ficaram orgulhosos do tamanho dessa fic. Uma linha e meia. E agora? Ainda sente preguiça????
Preguiça? Faça-me o favor! Não insulte a inteligência de um autor. A maior parte de nós sabe o que se esconde por trás de vossos comentários. Dos poucos que recebemos, é claro.
Como se vocês não tivessem esperado quase uma década para poderem conhecer a Saga de Harry Potter do início ao final. Quase 4.000 páginas. E agora... ainda vai alegar preguiça???
Tá! Faz de conta que eu acredito. Como diria a Cortadora de Almas: ”Me engana que eu gosto!”
E agora? Ficou com vontade de comentar?? Pense nisso quando terminar de ler um capítulo de seu autor favorito!
Um abraço,
Claudiomir
O Autor mais Ameaçado da Feb
- É melhor que comentem. Ou eu vou ter que ir conversar com você... pessoalmente! – rosna Gabriel enquanto substitui o pente de munição de seu fuzil de combate G-36 e sorri de forma perversa ao engatilhar o mesmo. – Entendeu? – pergunta ele.
- Hei! Não vamos matar ninguém aqui? – pergunta a Cortadora de Almas irritada. – Eu vou acabar enferrujando, desse jeito! Espere! Tem um leitor ali que está sem vontade de comentar. Ele é Meu!!! Vem cá, seu folgado!! Gabriel! Segura ele que eu fatio!! Rápido!! Não deixa ele escapar!!!!
Agora, sim, é o final. Ou o começo... depende, como sempre, de vocês!
Comentários (63)
Deve se sentir orgulhoso, allcnaçou seu oobjetivo de ter leiitores comentando sua fic! Isso é bom! Confesso que esse foi um dos motivos de ter desisido de escrever minha fic. Passava dia e noite tendo idéias mirabolantes, com mistos de terror, suspense, drama, comédia e romance. Trabalhava horas em sentada em frente a um computador tentando encontrar a melhor maneira de passar isso aos meus leitores, tentando trabalhar com sua curiosidade a fim de transcrever a fic de minha imaginação para o pc da melhor maneira possível... Mas para quê? Eu sou a autora, eu sei como a fic termina e como cada personagem ficará, ela aiu da minha cabeça, portanto eu não precisaria gastar meu tempo escrevendo se não fosse para agradar os leitores. E o que eu pedia em troca? Comentários! Simples e meros comentários! Isso realmente é capaz de frustrar qualquer autor! Quando cheguei ao meu limite, simplesmente desisti! Isso já vai fazer alguns anos... Mas eu retornei e estou sujeita a passar por tudo isso mais uma vez, mesmo com todo o trabalho da faculdade, na esperança de que dessa vez, alguns leitores se consientizem, e comemtem para fazer a felicidade dessa simples autora...
2012-09-17eu sempre tive vontade de comentar nas fics mais eu sou uma garota estilo Hinata, nunca sei o que falar amo as suas fics eu estou terminando Appolion 3 e ainda não fiz nenhum coment por pura... vergonha a sei lá... Gabriel me lembra muito de mim, alguém q os outros apenas quiseram usar para algo, sempre vivendo por outros sem ter sua propria vida... assim como ele sempre fui tratada como uma aberração, e como ele nunca me conformei e me pego muitas vezes morrendo de raiva de Hermione, pq ela parece não o entender de forma alguma pq tem q lhe negar seu único pedido, amor também significa doar, dar e receber eu esperava mais dela, tem certas ações de Gabriel q me dão um verdadeiro tapa na cara um exemplo disso é a forma como ele conversou com Draco sobre seu enterro, ele se menospreza muito... (assim como eu) ele é um amigo maravilhoso, e sim eu sei q fazer todos correrem perigo não é uma prova de amizade, mas ele sabe o q é traição... E é isso o q mais se encontra hoje nos q se dizem amigos. Gosto De Gabriel como amigo não sou uma dessas malucas por ele... E amo o humor da Cortadora de Almas, e também seu sarcasmo
2012-08-11Por que não me admira que essa fic seja sua Clau? Fazia muito tempo que não entrava aqui, e um dos motivos que me levaram a isso foi justamente isso.... A falta de comentários nas minhas fics, ou simplismente os coemntarios de "posta logo". Sou fã incondicional das suas fics, mas admito que tb comentei poucas vezes, então isso que vc postou é algo pra se pensar, quantas vezes reclamamos de falta de comentarios e nos mesmo não comentamos as fics dos outros ?
2012-07-11Huahushsushauahuahauahauahauauau. Depois de tantos anos sem entrar na FB, a primeira história que vejo e abro é a desse autor mais caçado do fórum. Eu ri muito durante boa parte da minha vida com o Gabriel e a Cortadora de Almas, coisa que não foi diferente agora. Entrando no assunto, eu já cheguei a desisti de uma fic por falta de comentários e interação dos leitores também. A falta do mesmo é um pouco desmotivante mesmo. É importante para o escritor saber o que exatamente o leitor esta pensando da fic. Enfim... Não quero ser repetitiva. Depois de muitos anos, estou devolta! E vou recomeçar a ler todas as fics que tenho nos favoritos, principalmente Apollyon, que é a minha favorita. Fique claro que não sou puxa saco. Só admmiro muito boas histórias e grandes autores. ;)
2012-07-08KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKNÃO ENTENDI PORRA NENHUMA!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkMas ainda assim sou daquele tipo que sempre precisa dar opinião , então.....Se leio uma história , sempre tera um comentario meu ..... nem que seja bem lá no finzinhooo
2012-07-02Realmente eu sou revoltada com esse fato deprimente que assombra os autores. E por saber como é ruim e amargo alguém ler sua ficts e não comentar eu como sou uma boa leitora - não digo o mesmo como escritora, mas já são outras coisas. - Não só comento sobre as ficts como escrevo uma segunda historia sobre o que aconteceu no capitulo, revivendo cada segundo e tentando demostrar minhas expressões faciais sobre cada acontecimento, as vezes um comentario não é o suficiente e lá se vai outro, isso quando eu estou achando que terminei o comentario e vejo que eu esqueci de uma parte crucial na minha vida. Ai outras linhas e linhas. Mas eu amo comentar, porque eu sei como isso agrada tanto os autores que gastam horas e horas, as vezes horas que nem podiam gastar porque deveriam estar estudando - esse é meu caso - procurando o sinônimo perfeito que se ajusta exatamente na fala que você quer. Porque não é qualquer um que consegue escrever bem, que consegue passar suas ideias para o papel, e uma prova disso é as redações dos vestibulares. E se a ficts vale a pena não exisste preguiça que segure, eu sou prova disso, já peguei uma ficts com vários capitulos e eu viciei tanto que li uns 40 em menos de 3 dias, mas hoje eu estou acompanhado no ritmo, mas a minha autora maravilhosa deu-nos de presente nada mais nada menos que 100 paginas. E eu quero ouvir alguém reclamar que o comentario está grande, mas como pode ser pequeno com 100 paginas lindas. *-* Cara, você disse tudo! Beijos.
2012-06-09Ola claudiomirQueria me desculpa por nunca ter feito um comentario E dizer que adorava apollyon e que sempre ficava imaginando como seria o seguinte capitulo .Confesso que teve uma epoca que eu nao parava de ler !! Fiquei viciada!Irei comentar sempre que for possível Tchau
2012-04-08RELATIVO A "A FIC MAIS PROIBIDA DO FEB" Eu quero deixar bem claro logo no início, que também escrevo, mas não publico, porque pra mim a redação nada mais é que um momento de reflexão ou de descarga de idéias e o ato em si alivia minha mente, portanto não posso fingir entender a angústia de se ter um trabalho que é julgado silenciosamente por inúmeras pessoas que você não conhece. Como leitor, entretanto, abandonei a FeB por muito tempo logo após o fim da genial Quadribol de Bernardo Cardoso porque não suportava mais as súplicas e chantagens dos autores que, apesar de às vezes justas, mais pareciam pirraça de criança o que prejudicava o leitor, cativado pela história, e o autor, sem sua válvula de escape. Outra coisa que se deve levar em conta é o fato de ao postar sua história você deve estar preparado para todos os tipo de reaões, inclusive o que você e muitos outros ótimos autores descrevem como descaso. Assim como vocês não têm nenhum tipo de obrigação de escrever e postar, seus leitores tem o direito dese permanecerem calados e apreciarem sua história ao mesmo momento. Por fim, tirei 5 minutos de meu tempo para escrever esse que é o meu desabafo e pretendo dar uma sugestão para você ou outros autores afligidos por esse mesmo problema. Terminem o trabalho na história antes de começar a postá-la , pois, apesar de tudo, é injusto também da sua parte cativar leitores para abandoná-los depois. A escritora da primeira fic que eu li não postou seu trabalho inteiro na internet, pelo mesmos motivos que você citou, mas, quando me dirigi a ela, esta me reconhceu e me enntregou o resto da sua história. Obrigado pela atenção!
2012-04-02Nossa eu tô impressionada. Serio. Eu já tinha ouvido falar nessa fic, mas nunca tinha lido. Não pelo tamanho kkk porque realmente só a vi por auto não cheguei nem perto de ler. E nossa me arrependo de não ter lido antes, sempre comento nas fics que leio porque sei o que é ter um ou dois leitores só que comentam. E por mais que sejam só poucos comentarios eu me sinto feliz -apesar de me sentir um pouco triste pelos outros leitores que não comentam - amo ouvir a opinião das pessoas sobre o que escrevo, tem horas que eu estou realmente em duvida e preciso entender o que eles pensam sobre a historia, é frustante não saber o que as pessoas pensam. Será que estão gostando ? Ou será que preciso mudar alguma coisa ? Tá bom isso ? Eles gostam de qual personagem ? Não gostam de algum ? Isso é simplesmente desanimador. A primeira fic que escrevi foi por água a baixo porque não tinha comentarios. Eu parei e exclui ela, depois de um tempo comecei outra e mesmo assim só duas pessoas comentavam, eu não vou negar que fiquei triste, porque eu tinha alguns leitores. Mas continuei postando, eu ia até estender um pouco a fic porque eu gosto muito dela, mas como eu não conseguia entender o porque disso acabei ela com poucos capitulos. Poxa se um leitor soubesse o que o autor sente quando não recebe opiniões deles eles começariam a comentar na hora. Acho que - a maioria pelo menos - só descobre o desespero de não ter opiniões comentarios e sugestões sobre a fic quando viram autores. Ai sim tudo começa a ganhar clareza. Porque você escrever sua primeira fanfic e não ter um comentario é desanimador demais, ou melhor, qualquer fanfic que você escreva e não receba comentario é frustante. Amei o texto e concordo plenamente com tudo.Bjoos!
2012-02-24Ah, acabei de postar um capítulo na minha fic falando sobre isso... Deixei uma boa citação a sua fic e o seu link... Só achei que voce devia saber. (;
2012-02-24