RESULTADO!!



antes de qualquer coisa, devo dizer que fiquei bastante satisfeita com o nível geral das fics recebidas :)

não é pra fazer média nem ser diplomática (bom, quem me conhece um pouco sabe que sou "meio" que o contrário disso), mas gostaria que esse fosse um pódio da fórmula indy, com seis lugares - assim eu sentiria que a coisa foi bem mais justa. infelizmente, não é. felizmente, praticamente todas as fics me chamaram a atenção em um ou outro aspecto, de forma que quase todo mundo sai com um pequeno prêmio =)

sem mais, vamos à premiação (por ordem de nota):


8º lugar: Rosa-Grená, por Lucas Cefeu.
NOTA FINAL: 4,3

1. tema: nota 3.
pouquíssimo, pra não dizer quase nada, explorado. a expressão é inclusive citada na fic, mas apenas citada, apenas palavras sem um signficado maior dentro da história. nem vemos mesmo o doce-amargo acontecer. a fic é completamente doce, romântica e desprovida de drama, angst ou qualquer sentimento amargo. tudo ocorre às mil maravilhas.

2. canon: nota 6.
escrever em primeira pessoa não é tarefa fácil. apesar disso, sua tonks ficou ok, é claro pela forma como ela passa de um assunto a outro, no livro, que seus pensamentos também seguem provavelmente essa linha, aleatória. tonks se interessando por uma mulher: eu vejo acontecer. ela não possui preconceitos, além de ser super a fim de experimentar. e pouco convencional

hermione: linda, bonita, com um sorriso cheio de sex-appeal... well. covinhas. hermione não as possui. corpo escultural: idem. se eu engulo com facilidade a tonks bi, a hermione correspondendo com tanta facilidade, quando ela é visivelmente apaixonada por um garoto, não. ainda mais com o ron simplesmente não sendo nem citado. assim como remus/tonks, completamente ignorado.

3. português: sem dúvida o pior da avaliação. não sei se você tem ou teve acesso a beta, mas vários de seus erros seriam facilmente sanados com o corretor ortográfico do word. nota 6.

4. originalidade: 4.
apenas mais uma narrativa romântica, dentre tantas outras. e mais: apenas uma descrição do relacionamento em si. nada de novo.

5. gosto pessoal: 5.
considero sua fic uma fic neutra. não é ruim, mas não me tocou de forma muito profunda. acho, também, que ficou um pouco "afobada" demais, claro que boa parte da culpa é ser do POV da tonks. anyway, prefiro histórias mais fluidas e menos corridas (esse é o item "gosto pessoal", afinal). pontos positivos: mulheres no banheiro =)
e gostei do fato da história se passar em uma única noite, noite quieta, só as duas apreciando a companhia uma da outra.

incoerências, erros de português, frases mal-construídas e palavras usadas com significado incorreto me fizeram gostar menos da história

6. itens: gostei dos que foram utilizados (gato, esmalte, caderno, boneca), ainda mais aparecendo todos na mesma cena e na casa da tonks. porém, faltou desenvolvê-los, eles estão simplesmente ali, não tendo importância alguma pra história
- rosa: 3
- chapéu: 1
- gato: 3
- vento: 2
- boneca: 1
- caderno: 1
- esmalte: 3
nota final dos itens: 2

comentários finais: não sei se é o primeiro challenge do qual você participa, nem se está mesmo começando a escrever agora, como foi a impressão que tive... anyway, alguns conselhos: leia mais os livros, e não apenas fics. não ignore pontos essenciais nos personagens, e não os glamourize demais. use e desenvolva os itens.

;)


7º lugar: Tons de Rosa, por Gata Slytherin.
NOTA FINAL: 7,3

1. tema: 6.
não foi bem-explorado, notei muito mais doce do que amargo (quase nenhum, pra ser sincera). um pouquinho da personalidade da bella, é verdade, mas até mesmo ela se curvou ao rosa-doce em muitos momentos.

2. canon: 7,5
bom, eu não afirmaria com 100% de certeza que a cissy é assim tão "fofa", alegre e/ou viva, tomando como base a narcisa adulta (o pouco que vemos dela) , nos livros, por mais que a vida endureça as pessoas e tal. a cissy canon seria um pouco menos... doce

não chega a comprometer *seriamente* o canon, mas não o segue fielmente.

bella: extreriormente, quase ok, embora eu não a veja muito pedindo desculpas, mesmo a bella (pré?) adolescente e um pouco menos enlouquecida. ok, digamos que não me tenha convencido, também. até posso admitir numa fic, mas faltou o argumento. a paixonite dela ficou meio "no ar", faltou um pouco mais de embasamento

--> "contra o destino": ficou ok, a bella, como ela mesma disse, não se deixaria levar por coisas fúteis, como o amor - mas se ateria àquilo que considera sua grande obrigação (casar, servir ao lord, etc)

ainda, canon não se refere apenas aos personagens, mas a todo o universo criado pela autora. então, mais uma pequena distorção: rede. não me consta que os britânicos conheçam redes, até podem conhecer, mas aqueles mais abertos a culturas estrangeiras, o que não vejo sendo o caso dos black. acho que teria ficado mais dentro do contexto se fossem balanços, num jardim

3. português: 9,5.

4. originalidade: 6.
bom... amor não assumido, um dos membors do casal vê o outro beijando um terceiro e some... não achei nada excepcionalmente criativo, nisso.

5. gosto pessoal: nota 7.
awn. você tinha me dito que a fic havia ficado fofa, e quando terminei de ler o segundo parágrafo já estava suspirando de fofice =)

bom, mas afora isso, não tenho muito mais o que dizer. a fic não me tocou especialmente (sorry), ficou bonitinha, mas não é algo do que eu vá me lembrar daqui a uns meses.

6. itens:
- noite estrelada: 3
- rosa: 8
- vento: 7
- boneca: 4
- esmalte: 4
- Black: 10
nota final dos itens: 6 + 2 bonus = 8

comentários finais: a escolha foi ok, mas você poderia e deveria ter levado a maiores extremos essas diferenças. desenvolvido mais. mais uma coisinha: a tiara uma hora é prata, outra rosa (sim, vc disse que as pedras eram cor-de-rosa, mas), faltou um pouquinho de atenção.

anyway, como já comentei com alguém, gata, você escreve muito bem pra alguém da sua idade. aguardo ansiosamente seus textos de uns 3, 4 anos no futuro, quando você vai ter ganho um pouco mais de maturidade, experiência, e ampliar sua visão de tantas coisas =)

prêmio mais que merecido de fic mais fofa.


6º lugar: Heroínas, por Bruh M.
NOTA FINAL: 8,2

1. tema: tema: senti falta de um desenvolvimento maior; ficou apenas ok. embora o plot tenha sido bem desenvolvido, o tema em si não apareceu muito. nota: 7,5.

2. canon: nota 8,5.
gostei da hermione medibruxa; inclusive foi uma das carreiras que sempre considerei pra ela (depois de advogada); não possuo um conhecimento muito grande da personagem, mas o considero suficiente pra saber que ela não é apenas cerebral, mas possui sentimentos (sobre doença do xeno); apenas não sei se ela beijaria alguém de forma tão precipitada... mas no geral está tudo ok.

comparar a luna a uma esfinge, ficou ótimo!

luna compreender o harry: ficou bem fiel aos livros. e o papo dela sobre as estrelas ficou m. bom, também.

3. português: 8,5

4. originalidade: 8

5. gosto pessoal: 8,5.
apesar de doença ser um pequeno clichê, você soube usar bem o motivo (ex: não a colocando em alguém do casal principal), também achei interessante ser uma doença trouxa num bruxo, por mais que nunca tenha sido mostrado na série, acho extremamente possível de acontecer (por que não o seria?). gostei especialmente do parágrafo sobre o preconceito, e da citação aos orientais.

confesso nunca ter visto muita graça em hermione/luna, mas à medida em que fui lendo sua história comecei a enxergar alguma possibildade real. assim como a história, que foi crescendo e se tornando mais envolvente e interessante à medida em que eu lia ;)

aah, destaque pros beatles, AMO.

6. itens:
- noite estrelada: 5
- receita: 10
- leis/regras: 9,5
- pessoa deitada: 7
- tradição britânica: 6
- pele: 5
- lendas: 8
média: 7,2, mais 1 ponto extra, luna, total de 8,2 pontos.


comentários finais: ficou muito boa, mesmo. pena não ter desenvolvido tanto o tema, doce-amargo, afinal. mas me tocou. e imagine é mesmo muito luna, assim como you've got to hide é a cara do snape. e eu acabo de ter uma idéia loca de lançar um challenge beatles O.o alguém me para?

também concordo que escrever a luna é um parto. o meu inclusive já ultrapassou os 9 meses ;D

melhor trilha sonora pra bruh (embora a fic não tenha se destacado apenas por isso).

5º lugar: Le Maison Dieu, por The Sorcerer
NOTA FINAL: 8,3

1. tema: 9
a história no geral ficou doce-amarga, a idéia daquele oásis de conforto em meio à guerra é tão doce, ainda mais envolvendo comidinhas, tarô e etc. você captou bem a essência da expressão.

2. canon: 8
luna não usa tantas exclamações nos livros; e ainda, ficou um pouco racional demais a loucura dela. livro: me pareceu mesmo o tipo de coisa que ela leria, ainda mais pelo titulo (nem tanto por se sentir atingida pelos outros, ela parece conformada com o fato). no geral, ok.

gostei do outro lado da gina, sofrendo, mais dark (ela é humana, afinal).

3. português: nota 9.
gostei do vocabulário informal, principalmente o da ginny, dizendo coisas como "tipo", meio molecona, demonstrando influência dos irmãos. só acho que ficou um pouco culto demais, às vezes, e seria mais coerente manter a informalidade durante todo o texto, ou durante o POV da gina, pelo menos ("quão", por ex, norma culta ;))

4. originalidade: 8.

5. gosto pessoal: nota 8.
gostei muito, muito mesmo, da sua fic. primeiro porque é um dos meus casais femme preferidos, segundo, porque achei muito bacana como você inseriu o plot no canon, e não desrespeitou-o em momento algum (muito bem escolhidos casal e momento). trechos que merecem destaque:

- luna escrevendo as cartas: deos. eu jamais pensaria nisso. dei um gritinho quando foi revelado. também me pareceu bem canon da parte da luna, e de uma pessoa apaixonada. bem real (mas, é. como ela não tinha percebido? a gina não deveria conhecer a letra do harry?)

- "Queria dizer alguma coisa que não lhe parecesse idiota, como eu sei que ela e todos os outros pensavam que eu era. Mas achei melhor ficar calada, quebrar o clichê." clap!

- fiquei super a fim de fazer os muffins =P~

6. itens: vários deles foram apenas citados, diminuindo as notas. gostei particularmente do item "tarô", o leitor padrão não pode imaginar o que o cinco de copas represente ;) embora fique sutilmente implicito - pelo menos boa coisa não deve ser ;) e a torre. foi o item mais bem-explorado, dando forma à fic.
- tarô: 8
- british: 6,5
- torre: ficou legal a forma como vc usou, ma, mesmo assim, poderia ter explorado mais, bem mais - vai um 7,5
- pessoa deitada: 6
- noite estrelada: 4
- vento: 2
- consciência alterada: 6,5
- receita: 7
- triângulo: 8,5
total: 6,2

bonus:
NC: não considerei. NC é a classificação mais alta, ou seja, algo realmente explicito - não foi o que vi na sua fic =)
amor impossível e luna somam mais 2 pontos, total de 8,2 pontos

comentários finais:olha, eu só acho que... bom, quem sabe, talvez uma continuação pra explicar porquê, mesmo depois disso tudo, a gina surgiu (ou pelo menos, concordou) com "lily luna"? XD

o mal-estar da gina ficou pouco explicado demais... aliás, minha idéia geral sobre a fic é essa: promissora. mas tudo poderia ter sido bem mais utilizado. gostei, mas fica aquele gosto de quero mais - um aperitivo, eu poderia dizer =P

prêmio:
melhor farsa.


4º lugar: Porcelana, por Quintessência
NOTA FINAL: 8,6

1. tema: 7,5
relativamente bem desenvolvido, mas não ao máximo.

2. canon: 8
ok, dentro do que conhecemos das personagens no decorrer de quase toda a história. apenas algumas pequena ressalvas:
1."Não passava de uma sangue-ruim sem valor, mas eram as imperfeições que a interessavam e a sua origem impura somente aguçava ainda mais sua curiosidade.": não possuímos nenhuma passagem no livro que fundamente essa frase, por mais que tenha ficado claro que a lily era apenas um passatempo.
- na primeira cena, tive a impressão de que lily estava no salão comunal da sly, como ?

- curiosidade (ok, não vou descontar esse aspecto em especial já que não é importante pro desenvolvimento da história): lily não possui sardas =) esse é um erro comum, já que ela é ruiva, mas fica claro no capítulo 33 do DH que a pele dela é "leitosa" =)

3. português: 9,5
seu português é excelente, a fic possui um vocabulário mais formal mas na medida certa. nada mais a ser dito

4. originalidade: 8,5
originalidade: só ficou um pouco prejudicada pela falta de fundamento canônico. no mais, a comparação cissy/boneca é absurdamente maravilhosa e certeira. e o casal, em si também é bastante inovador =)

5. gosto pessoal: 8,5
simplesmente adorei a comparação da cissy com uma boneca de porcelana - realmente não pode existir comparação melhor pra ela, no que vemos na maior parte da série. apenas senti falta de um maior fundamento canônico no desenvolvimento da relação das duas - já que a fixação da lily pelas bonecas é pura especulação. também, o relacionamento se desenvolveu *muito* rápido e aparentemente sem crises, um relacionamento femme, de casas rivais, blabla.

mas nada me impede de ter adorado a fic, a propósito, a primeira narcisa/lily que li, e gostei =)

lerei outras, sem dúvida.

6. itens: no geral foram desenvolvidos e tiveram relevância pra história.
- triângulo: 6,5
- pedaço faltando: 9
- consc. alterada: 6
- pessoa da família Black: 8,5
- leis/regras: 7
- boneca: 10
média: 7,8
bonus: pedaço essencial, e irmã Black, e final não feliz: + 3 = 10,8

comentários finais: o relacionamento entre as duas personagens, apesar de precisar de mais explicação, principalmente quanto ao porquê do envolvimento da cissy, foi muito bem explorado, pelo menos quanto à diferença dos POVs sobre a guerra e a vida; sly e gryff, e tal. o casal nunca me despertou muito a atenção, mas, lendo sua fic, comecei a ver uma possibilidade pensando na ligação forte que a lily teve com o snape.

foi também a primeira fic sua que li, por muito pouco não ficou entre as primeiras e achei que merecia...

excelente trabalho ;)

melhor metáfora.


3º lugar: Our Game, My Loss, por Lisi Black
NOTA FINAL: 9,1

1. tema: 8,5
ficou ok, com a andromeda sempre classificando tudo entre doce e amargo.

2. canon: 9,5
andie: apesar da visão um pouco diferente que temos delas em outras fics, sua andromeda ficou dentro do que sabemos dela: black, sonserina (e, por isso, manipuladora), não tão maligna e um pouco, bem pouco, passiva. os outros personagens também ficaram muito bem caracterizados.

3. português: 9

4. originalidade: 9
se algum dia eu pensei nesse triangulo, não foi da maneira como você o usou =)

ted: hahah muuito boa a cena entre eles, por um momento pensei que o ted estaria mesmo na festa como convidado e até já estava erguendo uma sobrancelha... ótima surpresa =P também ficou verossímil a forma como ela se envolve com ele e engravida, e também fica claro na fic a forma como ele a conforta) e, convenhamos, me causa estranheza alguém como a andromeda se casando com alguém tão disfuncional como o ted que vemos no livro sete, but... eles têm seu charme;D)

5. gosto pessoal: 9
essa fic me absorveu completamente, não consegui parar enquanto não terminei. muuuito bem pensado seu roteiro, adorei o ponto de vista sobre a andie, tão distante do que estamos acostumados. e bom, ela foi uma sonserina, não dá para ignorar o fato - e uma black. também creio nisso, por mais que ela tenha se casado com o ted e sido banida da familia. também adorei a cena onde ela destrói o romancezinho entre sirius e bella.

--> "Nunca poderia preferir o carinho; não quando a tinha", excelente frase.

6. itens: variaram entre muito bem usados e apenas citados. destaque para a ma-ra-vi-lho-sa utilização do item "teatro", presente durante toda a fic e etc.
- mordida: 7,5
- noite estrelada: 2
- triângulo: 9
- pedaço faltando: 7,5
- esmalte: 4
- Black: 10
- teatro: 10
média: 7
bonus: irmã Black, NC-17 e não-consumação: +3, total de 10.

comentários finais: adorei. sou fã da andromeda, e uma fã simplesmente cansada de vê-la, quase sempre, representada como uma fraca.

por isso, além do
bronze
, você leva o prêmio de interpretação mais criativa de personagem, além de melhor beijo (o beijo-mordida da última cena, mmm).

2º lugar: Café & Chocolate, por Adsartha
NOTA FINAL: 9,25

1. tema: 9
gostei bastante da forma como vc o explorou, usando cada metade em uma personagem =)

amargo pra bella: mais adequado impossível; andromeda = doce: tenho algumas pequenas ressalvas, mas caiu bem em sua história, até pela descoberta do amargo dentro do doce, afinal.

2. canon: 9,5
bella - não me considero expert na personagem, mas do meu POV, sua bella tá excelente. o fato dela não amar e/ou se importar com a irmã, mas ela querer destruir, acho que conseguiu pegar bem (até se levando em conta quem foi que extinguiu os black, matando o sirius, e a fic só cresce e se torna mais canon - dentro do possível - quando a gente se lembra de que foi a mesma bella quem matou a tonks... filha da andromeda, afinal ;D), doente, doente, doente

a única escorregada: Já está de férias de Hogwarts, não está?

a bella não estaria mais em hogwarts, nessa época ;D

andromeda - bom, andie é uma quase-PO, de forma que fica difícil dizer o que é canon em relação a essa personagem. quanto à fase criança, não há muito o que se dizer - a idéia do trauma sendo o que a levou a romper com a família é coerente. adolescente, querendo se livrar do abuso do pai, ok (porque a andromeda não foi uma fraca, como muita gente diz - adorei especialmente a fala do cygnus "serventia pra família", ficou muito bem colocada. inútil pra família, certo. mas forte, vista de fora)

a obsessão pela bella é algo puramente especulativo (ao contrário da obsessão da bella pela irmã, que eu acho mais coerente, principalmente pelo fato de a obsessão estar ligada à decadência do brilho). apesar disso, a confusão dos sentimentos pela irmã ajudando a se resolver a romper laços ficou muito interessante.

narcisa: mesmo no pouco que aparece, ficou dentro do que sabemos, e o rodolphus. eu só chamaria a atenção pra um pequeno detalhe: claro que ele e a bella devem ter comentado sobre o noivado em algum ponto que não aparece na fic, mas acho que ficou meio esquisito ele simplesmente surgir com uma aliança no café da manhã, sem ter consultado a bella. mesmo que, a gente sabe, eles não tenham se casado por amor e tudo, acho que ficou simplesmente avulso (e romântico) demais.

3. português: 9

4. originalidade: 8
gostei muito dos motivos que vc encontrou pra fazer a andromeda cair fora da família, que não os previsíveis "sou contra os princípios da pureza e exterminação dos mestiços e nascidos-trouxas", realmente gostei. não posso dizer que ACREDITO 100% neles dentro da saga, mas fazem muito sentido e são coerentes e você soube trabalhá-los muito bem.

só que não foi a primeira história de abuso entre os black (nem com a andie como a abusada) que surgiu.

5. gosto pessoal: 8,5
gostei bastante da fic no geral, adoro ships não-românticos.

apesar de a atração da andromeda pela irmã ser algo puramente especulativo, como eu já disse, devo dizer que compartilho dessa idéia, da andie, por mais laços que tenha rompido com a familia, jamais vai deixar de ter sangue black (até gosto de imaginar ela assumindo e conformada com o fato, mas aí já é viagem, é fanon, e tal), uma black, por mais que fuja do fato.

menção honrosa pro título: perfeito. já me atraiu a atenção de cara por conter 2 dos meus maiores vícios =P e aí surge a metáfora. muito bem escolhido ;D

6. itens: muito bem utilizados no geral. destaques: esmalte: poça vermelha / sangue, perda da inocencia, pureza, virgindade. mordida: gostei da forma como foi usada pra fazer o amargo se misturar ao doce.
- mordida: 7,5
- noite estrelada: 6
- receita: 9
- vento: 6
- consciência alterada: 6
- Black: 10
- esmalte: 8,5
-> 7,5
bonus: vento arranca alguma coisa, Bella, casal não termina junto e NC, somando mais 4 pontos, total de 11,5

comentários finais: recebi sua fic bem no dia da morte do heath ledger, o que me deixou chocada (e não, nunca vou esquecer do fato), mas foi lindo ter essa história pra ler e me distrair um pouco - e ela é tão intensa que realmente me distraiu, e não o contrário (se deixou innfluenciar por um dia tão triste). erm, interessa pra alguém? =P

além da

prata
, prêmio de melhor bella, e receita mais gostosa.

1º lugar: Serpentes de Algodão, por Roonil Wazlib
NOTA FINAL: 9,75
1. tema: 9,5
maravilhosamente presente em toda o desenvolvimento da história.

2. canon: 9
luna: ron, vc pode se orgulhar de ser uma das pouquíssimas pessoas a conseguir escrever uma luna canon :) eu a vejo, sem problemas, em toda sua falta de noção se apaixonando por alguém como a bella. ela não se importa tanto em ser refém encontra um ótimo paralelo na postura serena dela em ser mantida prisioneira no livro sete; e ir se apegando aos bandidos, por ser tão solitária e não conhecer tanto do contato humano... ficou muito sensível.

bella winehouse: *___*

só lembrando que, por mais UA que seja, os personagens ainda são eles mesmos, a não ser que haja uma boa explicação, eles devem continuar agindo como suas contrapartes. e não vi nada que motivasse a bella a salvar a luna (ou qualqer outra pessoa pela qual estivesse... digamos, "apaixonada", a não ser o próprio lord harley... bella-canon ama o poder)... ou mesmo se preocupando com ela. e ainda, vendo o pôr-do-sol abraçadinha (sim, todos temos nossos momentos de fraqueza, but...) só um pequeno detalhe, já que, no restante da história, ela ficou bastante canon.

lucius: me pareceu um pouco frio demais... ele e a narcisa podem ser seguidores do lord, vilõezinhos e tudo, e até terem se casado por interesse. mas se amam. ou, pelo menos, se importam um com o outro e com a família.

3. português: 8,5
faltou um pouco mais de atenção, encontrei vários errinhos bobos, mas que, somados, acabaram diminuindo a nota.

4. originalidade: 9
muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido no fandom. road movies existem aos montes, mas road fic, essa foi a primeira que vi.

5. gosto pessoal: 9,5
sem dúvida minha fic preferida, das que recebi.

sua fic é extremamente envolvente e vc criou um UA fantástico. plus, quando você me disse que faria uma fic com esse ship, confesso que não consegui visualizar, mas aqui, fez todo o sentido. o figurino tá perfeito (adorei a bella roubando a loja de vestidos, haha)

6. itens:
no geral, foram , no mínimo, razoavelmente desenvolvidos. destaques pro gato, e pra NC (cena das cobras, OMFG).
- mordida: 7
- machucado inflamado: 7
- rosa: 8
- chapéu: 8,5
- gato: 10
- vento: 7,5
- esmalte: 7
- Black: 10
média de 8,1; mais 5 bonus (!!): 13,1

comentários finais: não esperava tanto dessa fic, apesar de sempre ter admirado sua criatividade. o primeiro lugar foi surpreendente e merecidíssimo =)

além do ouro, leva prêmios de melhor luna, melhor figurino, e NC mais perturbadora.

agora se vira pra criar um challenge melhor, mais fofo, gostoso e cheiroso que o meu 8)

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.