Sobre o Roteiro



Bem vindos a um novo mundo, eu não sei se já fizeram isso aqui na Floreios, mas gostaria de mostrar algo novo a todos vocês. Há muito tempo atrás eu tive a idéia de escrever um roteiro que antecedesse os fatos na história A Estrada Sombria, o fato de como Ravner achou Jhon Tumblius. Para saber mais de uma olhada na história aqui na Floreios. Roteiro? Você se perguntou?

Estou lhes apresentando um curta metragem, isso mesmo, um roteiro de um curta metragem contando a perseguição de Thomas Ravner a um velho homem e a descoberta da localização de seu inimigo. Escrevi essa story meses atrás e foi publicada originalmente na finada Fan Area Hogsmeade em 20 de Julho, para o lançamento aqui na Floreios dei uma revisada no roteiro e adicionei algumas passagens. Ultimamente tenho escrito mais roteiros do que historias talvez por causa da linguagem ou por que é muito interessante escrever roteiros. Este roteiro se fosse filmado deveria ter em torno de tres a quatro minutos de duração.

O roteiro segue linhas diferentes de uma story romanceada, alguns termos podem soar estranhos a primeira vista, e a formatação foi o que mais dificultou para esta story ser publicada.

Vamos a algumas explicações, todo roteiro cinematográfico ou para a televisão começa com os termos Fade In e termina com Fade Out que seria traduzido como esvaneçer e desvanecer. Alguns dizem que roteiros não devem ter movimentos e posições de câmera, isso atrapalharia a visão do diretor, mas como eu seria o diretor da peça em questão eu adicionei os movimentos para dar mais dramaticidade.

Musica, alguns roteiros não colocam descrição de trilha sonora, mas alguns como Romeo + Julieta de William Shakespeare dirigido por Baz Luhrmann quebra essa regra adicionando a musica ao roteiro.

POV seria o point of view, é uma tomada do ponto de vista de um personagem. O.S quer dizer off screen, fora da tela, é quando algo é falado ou escutado, mas não se encontra no enquadramento que vemos.
Frame seria o quadro em questão, por exemplo uma tomada de um pôster esse é o nosso frame, se algo entrar nele estaríamos descrevendo UMA MÃO ENTRA EM FRAME ou NO QUADRO.

Não é tão dificil escrever roteiros é so uma questão de saber o que você quer passar visualmente e ter uma boa base se tiver alguma duvida sobre, eu recomendo em caso de leitura o Roteiro Ilustrado de O Codigo da Vinci escrito por Akiva Goldsman, é um roteiro recheado de movimento de camera e daria pra aprender muito o lendo.

Espero que gostem e apreciem essa nova experiência.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.